REGIÃO: PROJETO QUE REDUZ DE 13 PARA 9 VEREADORES TRAMITA NA CÂMARA MUNICIPAL DE GARÇA

REGIÃO: PROJETO QUE REDUZ DE 13 PARA 9 VEREADORES TRAMITA NA CÂMARA MUNICIPAL DE GARÇA

Redução do número de representantes na Câmara Municipal de Garça tem expectativa de votação para esta semana.

A matéria proposta pelo vereador Antônio Franco dos Santos, o popular Bacana, foi aceita como objeto de deliberação e passou pela análise das comissões internas do Poder Legislativo. Vereadores que assinaram a aceitação da matéria como assunto deliberativo da Câmara Municipal ressaltaram que isso não significa que serão a favor da matéria. O movimento de redução do número das cadeiras do parlamento municipal em Garça está mais avançado do que em Marília.

Em Marília, que possui 13 vereadores e menos de 200 mil eleitores, só uma mudança na Lei Orgânica fará com que, na próxima Legislatura, o Legislativo não seja representado por 21 vereadores. É que, pela regra atual, nas próximas eleições, quantidade de cadeiras na Câmara Municipal de Marília saltará das atuais 13 para 21.

Isso só será alterado caso aprovem uma Emenda à Lei Orgânica do Município. Por enquanto, a redução não tem força suficiente para passar pelo plenário mariliense. Isso porque, segundo articuladores ouvidos pela reportagem, há uma indefinição entre os vereadores sobre qual seria o número de cadeiras mais adequado para a cidade.
Parte do parlamento de Marília entende que 13 é pouco, mas que 21 também seria um número exagerado. O equilíbrio das vagas ficaria entre 15 e 17. Entretanto, ainda não existe questão fechada no número ideal.

Em Garça, a principal justificativa para a redução de 13 para 9 é a economicidade. A austeridade nos gastos públicos passou a ser uma das principais exigências da sociedade, diante da crise política e econômica que assola o Brasil. Contudo, especialista ouvido pela reportagem do Jornal Cidade aponta que, em parte, a economicidade existe, mas por outro a redução no número de cadeiras numa Câmara limita a representatividade.

*A Matra – Marília Transparente já produziu diversos materiais com informações importantes sobre o tema e defende a REDUÇÃO PARA TREZE VEREADORES EM MARÍLIA. Esses materiais podem serem conferidos no site www.matra.org.br.

**fonte: Jornal Cidade de Marília.

***imagem meramente ilustrativa.