EM 2019 CODEM (CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MARÍLIA) DEVE SAIR DO PAPEL. MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL JÁ DERAM OS PRIMEIROS PASSOS

EM 2019 CODEM (CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MARÍLIA) DEVE SAIR DO PAPEL. MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL JÁ DERAM OS PRIMEIROS PASSOS

Com a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável mediante a articulação da sociedade civil organizada e dos poderes públicos, membros da Matra (Marília Transparente), da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília), da Prefeitura, Empresários e representantes de outros segmentos da sociedade, estiveram reunidos na sede a ACIM.

O encontro, proposto e organizado pelo presidente da ACIM, Adriano Luiz Martins, foi realizado no dia 21 de dezembro de 2018 e também contou com a presença do novo Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

Dentre os temas abordados estão: a situação do aeroporto, dos distritos industriais, o calçadão, o centro tecnológico, o código de posturas do município, Zona Azul, comércio informal, segurança e iluminação pública.

Mas, sem dúvida, o assunto principal da reunião foram as tratativas para a criação do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Marília.

A Matra foi representada por sete membros. Na reunião foram discutidas as ações futuras do grupo para a concretização da criação do Conselho que reunirá todas as entidades da sociedade civil organizada, poder público e instituições de ensino superior do Município.

Ficou decidido que em meados de janeiro de 2019, deverá ser celebrado um contrato de consultoria, com a empresa dirigida pela gestora, Márcia Santin, a mesma que realizou idêntico trabalho em Maringá – que traçará um diagnóstico inicial da cidade.

Os trabalhos da consultoria contratada deverão ter início no mês de fevereiro, juntamente com novas reuniões do grupo.

A proposta foi lançada no dia 07/12/17, com a Palestra “Como será a sua cidade daqui a 20 anos ? O papel da sociedade organizada no desenho do futuro”, proferida pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, que também contou com a participação de membros da Matra.

Em abril do ano passado uma comitiva de aproximadamente 50 pessoas esteve na cidade de Maringá, no Paraná, para conhecer melhor o Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), que funciona desde a década de 90 nas dependências da Associação Comercial e Industrial daquele município.

Criado para auxiliar e fiscalizar a administração pública, o Codem ajuda a projetar a cidade paranaense para o futuro – Município, aliás, que figura atualmente como um dos melhores do país para se morar! E é esse modelo que a sociedade civil organizada quer implantar em Marília.

Leia a seguir o que a Matra já falou sobre o assunto:

O QUE VOCÊ ESPERA DE MARÍLIA DAQUI A 20 ANOS?

FUTURO PROMISSOR: MOBILIZAÇÃO DE MARILIENSES FORTALECE A ATIVIDADE DO CONTROLE SOCIAL

Foto: Mauro Abreu/Assessoria PMM