OUVIDORIA GERAL DE SP MANTÉM CANAL PARA RECEBER DENÚNCIAS E REFORÇAR O COMBATE À CORRUPÇÃO

OUVIDORIA GERAL DE SP MANTÉM CANAL PARA RECEBER DENÚNCIAS E REFORÇAR O COMBATE À CORRUPÇÃO

Cada cidadão é uma peça importante no enorme quebra-cabeça que forma a nossa sociedade. Neste sentido é importante que todos façamos a nossa parte, inclusive, com medidas que possam ajudar as autoridades a combater crimes.

Com a corrupção não é diferente.

Para reforçar o combate à essa prática criminosa que resulta em danos gravíssimos à população, a Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo criou o FOCCOSP (Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro). Trata-se de num fórum voltado a congregar esforços de instituições e órgãos governamentais para o combate a todas as formas de corrupção no Estado de São Paulo, por meio de troca de informações, experiências e auxílio mútuo, reunindo mais de 30 participantes.

Uma das ações do FOCCOSP é a Web Denúncia Corrupção, um canal voltado exclusivamente para o recebimento de denúncias que noticiem condutas que indiquem a corrupção e que possibilita ao cidadão o anonimato.

combate-corrupcao-01

Para fazer uma DENÚNCIA basta acessar o site da Ouvidoria (www.ouvidoriageral.sp.gov.br), clicar no link “combate à corrupção” e preencher os campos com a “descrição” (detalhes) a respeito do fato, tais como, nome dos envolvidos, data e local dos acontecimentos, forma de atuação, valores negociados, forma de pagamento e recebimento, etc.

combate-corrupcao-03

Ao final do preenchimento dos campos disponíveis, é só clicar em enviar.

Um protocolo de recebimento será gerado automaticamente pelo sistema e informadas as instituições e órgãos governamentais para os quais a representação foi encaminhada, o que permitirá o devido acompanhamento.

De acordo com a própria ouvidoria “a participação responsável de todos configura-se exercício da cidadania, contribuindo para contínua construção do Estado Democrático de Direito”.

Fonte: Ouvidoria Geral SP