HORA DE SE MEXER… MARÍLIA PRECISA DE VOCÊ! WORKSHOP INAUGURA AÇÕES DO CODEM NA CIDADE

HORA DE SE MEXER… MARÍLIA PRECISA DE VOCÊ! WORKSHOP INAUGURA AÇÕES DO CODEM NA CIDADE

Quem é que não sonha em viver em uma cidade onde não falte emprego, opções de lazer, cultura, renda… Que não tenha problemas de infraestrutura, nem de gestão?

É claro que esse objetivo é difícil de ser alcançado, porém, não é impossível. Com um bom planejamento e ação teremos uma Marília o mais próximo possível das melhores cidades do país para se viver.

Vários municípios brasileiros já implantaram ou estão em fase de criação do CODEM, um CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO criado para ser o elo de ligação entre o Poder Público – que é quem de fato tem a atribuição e as ferramentas necessárias para colocar em prática as ações planejadas – e a sociedade que, nesse modelo, tem a OPORTUNIDADE de participar ativamente do planejamento, execução e fiscalização das ações pontuadas como prioritárias para se atingir o objetivo de promover o desenvolvimento da cidade como um todo – a Marília que queremos no futuro.

Nesta segunda-feira (15/04) será realizado um Workshop (uma oficina) ABERTO À POPULAÇÃO, ou seja, todos que tiverem disponibilidade de tempo e interesse em contribuir com o desenvolvimento de Marília podem e devem participar.

Esse é o momento de pararmos um pouco de reclamar da cidade nas redes sociais ou nas rodas de amigos e darmos a nossa contribuição! Durante uma manhã inteira (das 8h às 12h30) os participantes – e a Matra estará lá com vários de seus membros – poderão debater e dar ideias de que tipo de cidade vamos planejar para o futuro.

É a oportunidade para pessoas de diferentes segmentos da sociedade, classes sociais ou orientação religiosa se unirem em prol da organização de um planejamento de longo prazo, que será executado em PARCERIA COM O PODER PÚBLICO ao longo dos próximos 20 anos – independentemente de quem governe o Município.

A maioria das cidades que deu início às ações do CODEM (com diferentes nomes) são capitais, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e a importância da iniciativa tomada em Marília. Mas é preciso que a população não apenas apoie mas também participe ativamente dando sugestões. Depois não adianta reclamar.

O MODELO que está sendo implantado em Marília fez de Maringá, no Paraná, a melhor cidade do país para se viver por vários anos (de acordo com índices de desenvolvimento econômico e social), e a consultoria que foi contratada (graças ao engajamento dos empresários de Marília) é formada por profissionais que ajudaram a implantar o modelo pioneiro e de sucesso da cidade paranaense.

A consultora Márcia Santin, explicou que nesse evento os participantes deverão responder basicamente a duas questões:

Quais são os problemas e os desafios que podem comprometer o futuro de Marília? E quais são as oportunidades que não podem deixar de ser exploradas, que podem levar a um futuro próspero de Marília?

O Objetivo é reunir os “apaixonados por Marília” para que juntos identifiquem os principais problemas e que iniciativas podem ser melhoradas em diferentes áreas. O resultado desse exercício inicial será a formação das chamadas Câmaras Técnicas – núcleos de pessoas que darão segmento ás discussões e ao planejamento da ações de longo prazo em cada área de ação. E como estamos em um período de revisão do Plano Diretor das cidades, esse trabalho já poderá dar contribuições importantes neste sentido aqui em Marília: “Vamos ver o que vai suscitar desse Wokshop, ali certamente vai nos dar um termômetro muito interessante das frentes e os problemas que devemos priorizar e atacar. E se muitas coisas sobre o Plano Diretor aparecer provavelmente criaremos uma Câmara Técnica para colaborar com o plano diretor”, disse Márcia Santin em entrevista à Matra.

“Esse vai ser um laboratório, uma oficina de ideias”, afirmou Edgar Cândido Ferreira da Matra. “É o primeiro passo que a sociedade pode dar para contribuir na prática para a consolidação do CODEM. Como costumamos dizer, planejamento só tem sentido se houver ação e a eficiência aumenta quando coloca-se em prática o que foi bem planejado.  Por isso é muito importante que o maior número possível de pessoas ajude nesta fase, dando ideias. Afinal, ninguém melhor do que você para cuidar da sua cidade, como costumamos dizer na Matra”, concluiu.

É hora de deixar velhos preconceitos e, principalmente, o pessimismo de lado! O momento é de arregaçar as mangas e AJUDAR a planejar um futuro melhor para Marília. TODOS DEVEM PARTICIPAR, o CODEM não tem partido político, classe social, nem dono. É claro que muita gente estará ocupada com o trabalho no horário deste primeiro Workshop, mas certamente muitos outros terão a possibilidade de comparecer ou conhecem alguém que possa dar sua contribuição neste momento tão importante. Então, transmita esse CONVITE à todas as pessoas que você acredita que tenha algo a contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. Porque Marília tem dono: VOCÊ!

 

OFICINA DE IDÉIAS

WORKSHOP: “MARILIA DO FUTURO, PARCERIA DO PRESENTE”

DIA: 15/04 – segunda-feira

HORÁRIO: das 08h às 12h30

LOCAL: Auditório do UNIVEM (Av. Higino Muzi Filho, 529)

*Evento gratuito

14-04-WORKSHOP-CODEM-CHAMADA