CODEM: SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DÁ ANDAMENTO À IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

CODEM: SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DÁ ANDAMENTO À IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

Agora não tem mais volta e para a felicidade de todos que querem ver Marília crescer e se desenvolver com responsabilidade, figurando em um futuro próximo entre as melhores cidades do país para se viver, o CODEM (Conselho de Desenvolvimento de Marília – nome ainda provisório) já é uma realidade.

Graças ao trabalho voluntário de empresários, comerciantes, membros do poder público municipal e da sociedade civil organizada como um todo, o que parecia um sonho distante toma forma.

O primeiro grande passo dado rumo à implantação do Conselho de Desenvolvimento foi um Workshop, realizado no dia 15 de abril, no UNIVEM, onde um grande número de pessoas ajudou a estabelecer prioridades, metas e apontou possíveis caminhos/alternativas que vão nortear os futuros gestores do Município pelos próximos 20 anos.

Com base nesse exercício prático inicial foi criada uma comissão temporária, formada por pessoas de diferentes segmentos da sociedade, para dar andamento às atividades necessárias até a formalização do Conselho.

Atualmente esse grupo realiza reuniões semanais e foi dividido em três subcomissões para a execução de tarefas nas seguintes áreas de atuação: 1.) Resultados do Workshop; 2.) Comunicação e Marketing; 3.) Jurídico, Operacional e Financeiro.

Os membros destes subgrupos estão sendo orientados pelos consultores Márcia Santin e Silvio Barros (ex-prefeito de Maringá, onde o modelo pioneiro do CODEM foi implantado há mais de vinte anos e ajudou a fazer da cidade paranaense uma das melhores do país para se viver, de acordo com diversos índices econômicos e sociais).

Os membros dessa comissão temporária também já trabalham na elaboração da minuta de um Projeto de Lei que vai constituir o Conselho, além de estudo da identidade visual do CODEM e a compilação dos resultados do Workshop – que foi muito rico, diga-se de passagem.

Para quem ainda não está familiarizado com a proposta do CODEM, relembramos aqui uma frase dita por Silvio Barros ainda na fase de mobilização dos diversos segmentos da sociedade em Marília: “O CODEM é um núcleo de pessoas pensando em como o futuro pode impactar positivamente a vida dos moradores e pode ajudar a construir aquilo que todos desejam”. E completamos: Sem relações político-partidárias.

“Saímos do estágio da visualização para a etapa da concretização”, afirmou o presidente da ACIM, Adriano Luiz Martins, que também faz parte dessa comissão provisória. E ele foi além: “Mais de uma centena de entidades da cidade foi representada no Workshop, ou seja, a sociedade civil foi muito bem representada e a dinâmica de trabalho permitiu fazer um diagnóstico inicial muito importante. O protagonismo desse trabalho é da sociedade como um todo”.

Nos próximos dias o núcleo provisório do CODEM vai disponibilizar por meio de slides o resultado desse workshop para que a sociedade tome conhecimento das atividades, parâmetros e temas que nortearão as composições das chamadas Câmaras Técnicas que darão andamento efetivo às ações do CODEM nas diversas áreas de atuação do Conselho.

“O Grupo tem trabalhado com comprometimento, desprendimento e muito empenho de forma acelerada para formalizar o mais breve possível o Conselho, criando os alicerces regulatórios com base em estudos de outras localidades adaptando às nuances de Marilia”, disse Adriano Luiz Martins da ACIM.

A Matra é uma grande incentivadora do CODEM e participa desde o início, com vários de seus membros, das ações desenvolvidas para tornar este sonho realidade.

“A expectativa da Matra é a mesma de toda a sociedade, que a partir do CODEM Marília tenha um novo rumo, com base em três pontos cruciais: Planejamento, execução e acompanhamento. Quando você tem uma cidade planejada você tem uma cidade que pensa no bem coletivo. É diferente daquela cidade que fica na mão de um grupo e privilegia o interesse individual”, afirmou Edgar Cândido Ferreira, vice-presidente da Matra.

É hora de unirmos forças em benefício do futuro de Marília e todas as pessoas que compartilham desses objetivos, os “apaixonados por Marília”, são bem-vindos no CODEM.

“A Matra torce muito para que a criação do Codem seja um marco na história do desenvolvimento de Marília”, completou Edgar.

E para encerrar este artigo, vamos repetir uma frase dita pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, sobre a criação do CODEM e a importância da participação dos diversos segmentos da sociedade neste Conselho:

“Reclamar sem ter feito nada para contribuir, achar ruim sem ter dito como era o jeito bom, isso aí infelizmente não produz nada, não dá resultado e não é útil para a sociedade. Agora, se você participar, colaborar, apresentar um caminho e esse caminho não for aproveitado, aí sim você reclama com autoridade, reclama com razão”.

Junte-se à nós! Porque Marília tem dono: VOCÊ!

Veja outros artigos que escrevemos sobre o CODEM:

CODEM: AFINAL O QUE É ISSO? PARA QUE SERVE? E COMO PODE INTERFERIR NA SUA VIDA?

CODEM: PALESTRA MARCA O INÍCIO OFICIAL DO CONSELHO CRIADO PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE MARÍLIA

1º WORKSHOP DO CODEM FOI UM SUCESSO! FOI DADA A LARGADA PARA UMA NOVA ERA EM MARÍLIA!