CODEM: EM REUNIÃO COM O PODER PÚBLICO CONSELHO APRESENTA ATIVIDADES E ALINHA FORMALIZAÇÃO

CODEM: EM REUNIÃO COM O PODER PÚBLICO CONSELHO APRESENTA ATIVIDADES E ALINHA FORMALIZAÇÃO

É certo que às vezes até por hábito (um comportamento questionável aliás), tenhamos nos acostumado a reclamar de praticamente tudo e o tempo todo. Quando o assunto diz respeito aos serviços públicos ou às decisões políticas que, inevitavelmente, afetam a vida de todos nós, aí é que tecemos as críticas mais ferrenhas.

Não há nada de errado em questionar, cobrar ou exigir os nossos diretos, pelo contrário! O problema está em apenas reclamar e não fazer nada para ajudar a mudar essa realidade que tanto incomoda. Afinal, o que você espera de Marília para daqui a 10 ou 20 anos?

Certamente, se você vive aqui torce para que a cidade cresça e se desenvolva de modo a melhorar, principalmente, a qualidade de vida dos moradores. Neste sentido perguntamos: O que você pode fazer, então, para contribuir no processo de transformação que fará a cidade chegar ao patamar que você sonha?

Desde o ano passado um grupo de pessoas de diversos segmentos da sociedade, incluindo comerciantes, empresários, representantes de entidades da sociedade civil organizada e de universidades do Município estão engajados na implantação do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), que nada mais é do que um núcleo de pessoas pensando em como o futuro pode impactar positivamente a vida dos moradores e como podemos ajudar a construir aquilo que todos desejam.

Com o engajamento de diversos setores da sociedade foi possível contratar inclusive uma consultoria, que já deu início aos trabalhos em Marília, nos mesmos moldes do CODEM de Maringá, que funciona desde a década de 1990 nas dependências da Associação Comercial e Industrial de lá e que ajudou a projetar o município paranaense para o futuro – sendo que há vários anos Maringá ocupa lugar de destaque entre as melhores cidades do país para se morar ou se investir.

Desde o dia 15 de abril, depois de um Workshop realizado no Univem, o CODEM de Marília deu início de fato à suas atividades e agora está na fase de formalização do Conselho, por meio de Lei Municipal a ser aprovada na Câmara.

Por isso, no último dia 11 de outubro, membros do CODEM estiveram na Prefeitura, onde apresentaram ao Executivo e ao Legislativo a minuta do Projeto de Lei de criação do Conselho. Na ocasião, também foram explanados os trabalhos que já vem sendo realizados por aproximadamente 170 pessoas, divididas em sete grupos temáticos que foram criados após o Workshop, de acordo com as prioridades definidas pela própria sociedade: Saneamento & Resíduos, Educação, Tecnologia & Inovação, Saúde, Planejamento Urbano & Mobilidade, Gestão Pública e Turismo.

“São pessoas de notório saber, 100% voluntários, especialistas em áreas dedicando o que eles tem de melhor, que é o seu conhecimento, para produzir projetos que possam colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade ao longo dos próximos dez ou vinte anos”, disse Adriano Martins, Presidente da ACIM, durante a reunião no Gabinete do Prefeito. “Foi mais um momento de nós darmos provas para a sociedade mariliense desse alinhamento de propósitos para construirmos o melhor a cada dia para a nossa cidade”, concluiu Adriano.

Com o CODEM está sendo construída uma governança da sociedade civil para estabelecer uma interlocução com o Poder Público. A proposta é que o planejamento de futuro da cidade tenha o “carimbo” do CODEM, ou seja, da sociedade, sem vínculos político-partidários e é a legitimidade dessa representação que vai influenciar os futuros governantes.

O Prefeito, Daniel Alonso, também destacou a importância desta organização de ideias no sentido de direcionar os potenciais e as vocações para desenvolvimento sustentável de Marília: “A cidade é como um ônibus parado. Se cada um chegar e querer empurrar o ônibus para um lugar diferente, ele não vai para lugar nenhum, mas todo mundo quer empurrar o ônibus. E se nós organizarmos a direção, força para empurrar esse ônibus nós temos”, afirmou Daniel Alonso, que completou: “É mais difícil pensar do que fazer”, ao comparar o CODEM ao cérebro do corpo humano.

“Eu tenho certeza que junto com tantas coisas boas que estão acontecendo em nossa cidade, está emergindo esta força de lideranças, haja vista que as maiores instituições e as maiores empresas da nossa cidade estão reunidas para pensar Marília de forma estratégica e planejada. Todos os que amam esta cidade querem que no futuro ela proporcione ainda mais qualidade de vida e prosperidade”, concluiu o Prefeito ao definir os último detalhes para o envio do Projeto de Lei, que a sociedade espera que seja aprovado por unanimidade na Câmara Municipal pelo bem de Marília.

“Nós fomos lá em Maringá e verificamos que faz muito sentido a sociedade participar. O CODEM vai ficar na história de Marília. Vamos construir juntos um futuro melhor para todos”, disse José Geraldo Garla, empresário e membro da Matra, ao final da reunião.

A Matra é uma grande incentivadora do CODEM, tem diversos membros atuantes nos grupos temáticos já formados e convida todos os interessados a conhecerem melhor esse projeto audacioso que com planejamento, execução e controle, colocará Marília entre as melhores cidades do país em um futuro não muito distante. Participe! Porque Marília tem dono: VOCÊ!

Veja nossa galeria de fotos da reunião com o Prefeito no dia 11 de outubro:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Matra

Leia mais sobre o CODEM nos links abaixo:

CODEM: SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DÁ ANDAMENTO À IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

1º WORKSHOP DO CODEM FOI UM SUCESSO! FOI DADA A LARGADA PARA UMA NOVA ERA EM MARÍLIA!

CODEM: AFINAL O QUE É ISSO? PARA QUE SERVE? E COMO PODE INTERFERIR NA SUA VIDA?

CODEM: PALESTRA MARCA O INÍCIO OFICIAL DO CONSELHO CRIADO PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE MARÍLIA