CORONAVÍRUS: O PÂNICO SÓ ATRAPALHA, MAS TODOS TEM QUE FAZER A SUA PARTE. A MATRA TAMBÉM SOMA ESFORÇOS NA LUTA CONTRA A PANDEMIA.

CORONAVÍRUS: O PÂNICO SÓ ATRAPALHA, MAS TODOS TEM QUE FAZER A SUA PARTE. A MATRA TAMBÉM SOMA ESFORÇOS NA LUTA CONTRA A PANDEMIA.

O momento exige calma, sensatez e, principalmente, RESPONSABILIDADE.

É natural que muitas pessoas fiquem assustadas/preocupadas com a pandemia do COVID-19, o novo coronavírus, mas não há motivo para entrar em pânico. Isso só vai piorar as coisas.

Ao mesmo tempo também não se pode ignorar a gravidade da situação e deixar de fazer a sua parte para evitar que a epidemia no Brasil fuja totalmente do controle. Menosprezar o vírus e o seu potencial também não ajuda em nada!

COM O QUE ESTAMOS LIDANDO?

Já foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação que para a maioria das pessoas infectadas (aproximadamente 80% delas) o novo coronavírus causa uma gripe, sem complicações. Só que algumas pessoas, principalmente os idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento contra o câncer ou com a imunidade comprometida, podem ter sérias complicações, levando à morte nos casos mais graves. Isso porque, segundo os especialistas, o agente infeccioso que invade o organismo, em geral, pelas vias aéreas superiores (boca e nariz), encontra brechas nas defesas desses pacientes do chamado grupo de risco, consegue se multiplicar com mais facilidade e migrar para os pulmões, causando estragos ali. Pesquisadores do mundo todo estão estudando o vírus, a maneira como ele se comporta, etc. E, por enquanto, o máximo que podemos fazer é nos proteger para evitar que muitas pessoas fiquem infectadas ao mesmo tempo, o que provavelmente causaria um colapso no sistema de saúde (público e privado).

A Organização Mundial da Saúde recomendou o isolamento social como principal maneira de conter o avanço rápido do coronavírus no momento, ou seja, quem puder evite sair de casa e mantenha contato com o mínimo possível de pessoas. Vários países já adotaram essa medida, alguns até impondo toque de recolher e multa para quem for pego fora de casa sem uma boa justificativa para isso. Não é o caso do Brasil, por enquanto.

Com base nisso o Ministério da Saúde incentiva que “reuniões sejam realizadas virtualmente” para a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

Sabemos que os reflexos disso para o comércio em diversos setores, como de bares, restaurantes, casas de festas, shoppings, prestadores de serviços, são alarmantes, mas diante da situação observada em várias partes do mundo, é o melhor a ser feito no momento. E nesse cenário cada pequeno gesto faz a diferença, como lavar corretamente as mãos várias vezes por dia e evitar contatos físicos.

MATRA SUSPENDE REUNIÕES

A OSCIP Matra (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Marília Transparente), suspendeu por tempo indeterminado as reuniões semanais que são realizadas em sua sede na avenida Carlos Gomes, no centro de Marília e orienta a todos que tiverem qualquer tipo de demanda, como o encaminhamento de denúncias, que utilizem o e-mail: assessoria@matra.org.br.

O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?

Como já adiantamos, devemos manter a calma e agir com RESPONSABILIDADE. Além disso, é totalmente desnecessário correr para os supermercados e estocar uma grande quantidade de alimentos em casa. Sejamos mais humanos e solidários! Acabar com os estoques de álcool gel, arroz, macarrão e papel higiênico em poucos dias – só para citar alguns exemplos – só vai causar mais transtornos à população. Compre apenas o que está acostumado para manter as suas necessidades básicas em casa. Se agirmos com responsabilidade e compaixão, superaremos a crise com mais facilidade.

Também não devemos nos esquecer dos cuidados para evitar a proliferação de outras doenças que igualmente preocupam em nossa cidade, como a dengue.

Se cada um fizer a sua parte, com calma, a situação será normalizada o quanto antes. O momento é de união em benefício da saúde de todos. Não há motivo para pânico, mas, por favor, não ignore o seu papel na luta contra o novo coronavírus.

22-03-MATRA-CORONAVÍRUS