CODEM: APROVADO PELA CÂMARA, CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DE MARÍLIA PODE LEVAR A CIDADE A UM NOVO PATAMAR

CODEM: APROVADO PELA CÂMARA, CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DE MARÍLIA PODE LEVAR A CIDADE A UM NOVO PATAMAR

Nem tudo é motivo de preocupação e insegurança em tempos de pandemia. Mesmo com as atenções voltadas ao combate da Covid-19 e a consequente preservação de vidas, com os menores efeitos possíveis para a economia, a recente aprovação, em segunda discussão, pela Câmara Municipal da criação do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), é motivo de comemoração e de renovação de esperança por um futuro melhor.

“Foi um trabalho feito ao longo de mais de dois anos com a participação efetiva da Matra e membros de vários segmentos da sociedade, unidos pelo objetivo comum de promover o desenvolvimento de Marília nos diversos setores – como ocorreu em Maringá, no Paraná, cidade que depois da implantação na década de 1990 e, principalmente, da atuação do CODEM, que lá chama-se Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, passou a ocupar lugar de destaque como uma das melhores cidades para se viver no país”, disse Hildebrando de Azevedo Souza, Presidente da Matra.

O QUE É O CODEM?

Desde de 2018 um grupo de pessoas de diversos segmentos da sociedade, dentre eles comerciantes, empresários, representantes de entidades da sociedade civil organizada e de Universidades do Município está engajado na implantação do CODEM em Marília. Conselho que pode ser definido como um núcleo de pessoas pensando em como o futuro pode impactar positivamente a vida dos moradores e como podemos ajudar a construir aquilo que todos desejam, sem vínculos político-partidários.

Mais de cem pessoas estão trabalhando voluntariamente há mais de um ano para que esse grande sonho fosse concretizado. Essas pessoas foram divididas em grupos temáticos, criados de acordo com as prioridades definidas pela própria sociedade durante um Workshop realizado no Univem em abril de 2019, para identificar as deficiências, elaborar projetos, buscar parcerias e promover o desenvolvimento sustentável do Município nas áreas de saneamento & resíduos, educação, tecnologia & inovação, saúde, planejamento urbano & mobilidade, gestão pública & desenvolvimento econômico e Turismo.

São pessoas de notório saber, 100% voluntários, especialistas em áreas dedicando o que eles tem de melhor, que é o seu conhecimento, para produzir projetos que possam colaborar com o desenvolvimento de Marília ao longo dos próximos dez ou vinte anos.

POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

O CODEM tem como objetivos centrais buscar o intercâmbio permanente com órgãos municipais, estaduais e federais, com organismos nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento estratégico, econômico e sustentável da cidade, sejam públicos ou privados, com instituições financeiras, e com instituições de representação da sociedade, visando à execução das políticas públicas municipais para o desenvolvimento econômico e sustentável; E realizar estudos e consultas públicas, visando à identificação das potencialidades e desafios relevantes para o desenvolvimento do Município para que a cidade possa se desenvolver focada nas diretrizes definidas como de interesse geral da sociedade, de maneira ordenada e de longo prazo, independentemente de quem seja o gestor de plantão. Ou seja, com o Conselho de Desenvolvimento Estratégico formado por membros da sociedade e também do Poder Público, de caráter consultivo e deliberativo, ações de longo prazo para o desenvolvimento de Marília nas diversas áreas apontadas acima terão que ter continuidade independentemente de quem sejam os gestores municipais.

Com o CODEM está sendo construída uma governança da sociedade civil para estabelecer uma interlocução com o Poder Público e é a legitimidade dessa representação que vai influenciar os futuros governantes.

SONHO SE TORNANDO REALIDADE

Como vimos, um longo trabalho já vinha sendo realizado por inúmeros voluntários, mas faltava a formalização deste Conselho, que foi feita por meio de um Projeto de Lei apresentado pelo Executivo e aprovado por unanimidade no Legislativo.

O vice-presidente da Matra, Edgar Cândido Ferreira, também comemorou a formalização do CODEM e tem muitas expectativas com relação ao trabalho que será desenvolvido por este grupo de pessoas e entidades representativas da sociedade: “A expectativa é que a partir do CODEM Marília tenha um novo rumo, com base em três pontos cruciais, o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações desenvolvidas pelo Poder Público. Quando você tem uma cidade planejada você tem uma cidade que pensa no bem coletivo e não em interesses individuais”.

Ele explicou também que com a criação formal, o CODEM passa a ter duas fontes de financiamentos: o Poder Público e a iniciativa privava. “Mas é necessário que tanto uma como a outra fonte, invista os recursos financeiros necessários para os projetos futuros. Neste sentido, seria de fundamental importância já ter colocado na Lei a destinação de um percentual mínimo de 2% do orçamento geral do Município para o CODEM, como ocorre em Maringá, garantindo que os projetos tenham condições de saírem do papel. Mas isso pode ser corrigido com um Projeto de Lei, no caso de Marília”, concluiu Edgar.

O CODEM certamente fará a diferença e todos devemos apoiar esse projeto. Afinal, Marília tem dono: VOCÊ!

A Matra é uma grande incentivadora do CODEM e tem vários membros atuando de maneira voluntária neste projeto. Veja um pouco mais do que já publicamos sobre a criação do CODEM em Marília, em ordem cronológica:

O QUE VOCÊ ESPERA DE MARÍLIA DAQUI A 20 ANOS?

FUTURO PROMISSOR: MOBILIZAÇÃO DE MARILIENSES FORTALECE A ATIVIDADE DO CONTROLE SOCIAL

EM 2019 CODEM (CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MARÍLIA) DEVE SAIR DO PAPEL. MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL JÁ DERAM OS PRIMEIROS PASSOS

SOCIEDADE CIVIL MAIS DO QUE ORGANIZADA: DEFINIDO CALENDÁRIO DE IMPLANTAÇÃO DO CODEM!

CODEM: AFINAL O QUE É ISSO? PARA QUE SERVE? E COMO PODE INTERFERIR NA SUA VIDA?

HORA DE SE MEXER… MARÍLIA PRECISA DE VOCÊ! WORKSHOP INAUGURA AÇÕES DO CODEM NA CIDADE

1º WORKSHOP DO CODEM FOI UM SUCESSO! FOI DADA A LARGADA PARA UMA NOVA ERA EM MARÍLIA!

CODEM: SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DÁ ANDAMENTO À IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO

CODEM: EM REUNIÃO COM O PODER PÚBLICO CONSELHO APRESENTA ATIVIDADES E ALINHA FORMALIZAÇÃO