Quero Coleta Seletiva em Marília! Petição pela internet cobra a implantação do serviço na cidade. Participe!

Quero Coleta Seletiva em Marília! Petição pela internet cobra a implantação do serviço na cidade. Participe!

A Associação Ambientalista de Marília – Origem, defende historicamente a implantação de Coleta Seletiva em Marília. Junto com a Matra e outras entidades foi responsável também pela Plenária do Lixo no ano passado. Mas, infelizmente, assistimos à um desrespeito contínuo em relação ao Meio Ambiente e um descalabro de desperdício de dinheiro público.

Desde 2001, o Município de Marília apresenta irregularidades no Aterro Municipal e até o momento o problema não foi resolvido. A partir de 2013, os resíduos gerados passaram a ser destinados para o Aterro Sanitário de Quatá e Piratininga através do processo denominado transbordo.

Em 2016 a situação chegou ao limite, com a área de transbordo transformando-se num aterro irregular, recebendo cerca de 280 toneladas de lixo por dia. Além do grande estrago ambiental deixado no local, o Aterro Avencas também contaminou a Nascente do Córrego do Prata.

Atualmente, as despesas com multas devido à situação irregular do Aterro já somam 1 milhão de reais. Além disso, a Prefeitura gasta em média mais 1 milhão de reais por mês para realizar o transbordo do lixo, sendo uma solução provisória e que não resolve o problema definitivamente, pois a capacidade dos aterros de outros municípios também está se esgotando.

No ano de 2018, mais de 17 milhões de reais foram gastos de forma irresponsável com o transbordo de resíduos sólidos para outras cidades. A Origem entende que temos que lidar com este problema de forma responsável e com o cumprimento da legislação ambiental vigente.

Por isso está com uma petição on-line para que seja implantado os erviço de coleta seletiva em Marília, como prevê a Lei Federal 12.305/2010.

Para participar, é só acessar o link abaixo:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/Senhor_Prefeito_e_Senhores_Vereadores._Quero_Coleta_Seletiva_em_Marilia/

*Fonte: Ong Origem

**imagem meramente ilustrativa.