Notícias

Busca

MATRA

1ª Marcha da Cidadania reúne cerca de 200 manifestantes

20 de julho de 2013 - 17:37

Hoje (20) pela manhã cerca de 200 marilienses percorreram as ruas centrais da cidade durante a 1ª Marcha da Cidadania. Também estiveram presentes os vereadores Cícero do Ceasa e Wilson Damasceno.

Com cartazes que pediam a valorização de algumas categorias, a restituição do caráter deliberativo do Conselho de Habitação, revisão dos valores cobrados pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a valorização da vida e a restituição dos valores desviados dos cofres públicos, os manifestantes deram o seu recado e lutaram por um objetivo: uma Marília melhor.

A passeata teve início na Praça da Basílica São Bento, percorreu a Rua Nove de Julho, desceu a São Luiz e foi em direção à Prefeitura por meio da Avenida Sampaio Vidal. Vários policiais estavam presentes para orientar os motoristas, já que o trânsito ficou impedido em muitos pontos. Na frente da Prefeitura formou-se um “cordão” de policiais para impedir que os manifestantes se aproximassem do prédio.

Ao chegar à Administração, líderes da Igreja Católica, Sindicatos, Associações, da Matra e o vereador Cícero do Ceasa discursaram. O Presidente do Sindimmar (Sindicato dos Servidores Municipais de Marília), Mauro Cirino, lembrou que a população deve acompanhar as sessões da Câmara para fiscalizar os trabalhos dos políticos. Já o vereador Cícero disse que os outros vereadores deveriam ter comparecido na Marcha, pois, segundo ele, é um momento propício para o político analisar o seu próprio trabalho. Ele ainda disse que a população está certa em protestar e cobrar seus direitos.

Segundo Antônio Vieira, membro do Grupo de Fé e Política da Igreja Católica, uma segunda Marcha poderá ser organizada para o dia 7 de setembro. Na próxima sexta-feira (26) haverá uma nova reunião no Centro Diocesano de Pastoral para avaliar a manifestação.

De acordo com o Padre Edson de Oliveira Lima, a Marcha terminou em frente da Prefeitura, pois este seria o lugar em que os direitos dos cidadãos deveriam ser defendidos. “Não somos respeitados como cidadãos, os representantes políticos representam a si mesmos. Gostaria que os nossos governantes nos dessem atenção. Hoje nos estamos aqui para ser protagonistas de nossa própria história”, disse.

Ao final, os manifestantes rezaram o “Pai Nosso” e cantaram o Hino Nacional.

Para ver mais fotos da Marcha, acesse: facebook.com/mariliatransparente

Comentários

Mais vistos