Notícias

Busca

MATRA

18 deputados eleitos declaram não ter bens

04 de fevereiro de 2011 - 10:48

Uma análise das declarações de renda dos novos parlamentares empossados esta semana, realizada pelo site Congresso em Foco, mostra que 18 deputados eleitos declararam à Justiça Eleitoral não possuírem bens.

Na "bancada dos sem patrimônio" encontram-se o fenômeno eleitoral Francisco Everardo Oliveira Silva – o Tiririca, a terceira candidata mais votada de São Paulo, Bruna Furlan, um dos fundadores do PV Alfredo Sirkis e Nilton Capixaba, um dos pivôs do escândalo dos sanguessugas.

O caso mais famoso dos sem patrimônio é o de Tiririca, que foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de omitir dados da sua declaração de bens.

Segundo a denúncia, Tiririca não declarou bens por conta de processos trabalhistas e de sua ex-mulher, em trâmite no Ceará. A denúncia acabou não sendo aceita pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que considerou não haver provas de omissão na declaração de bens. Além disso, o juiz do caso explicou que, ainda que bens houvesse, o acusado responderia por sonegação fiscal e não pelo delito de falsidade ideológica para fins eleitorais.

Sanguessugas

Apontado como um dos líderes do “braço político” do esquema de venda de emendas parlamentares e superfaturamento de ambulâncias, Nilton Capixaba foi acusado de receber R$ 631 mil no esquema dos sanguessugas.

O deputado nega as acusações e as classifica como levianas.

Veja abaixo a lista dos deputados sem bens no Congresso:

1.ALFREDO SIRKIS (PV-RJ)
2.AMAURI TEIXEIRA (PT-BA)
3.ARNALDO JORDY (PPS-PA)
4.AUREO (PRTB-RJ)
5.BRUNA FURLAN (PSDB-SP)
6.DAVI ALCOLUMBRE (DEM-AP)
7.DR. GRILO, (PSL-MG)
8.DR. PAULO CÉSAR (PR-RJ)
9.EVANDRO MILHOMEM (PCdoB-AP)
10.HENRIQUE OLIVEIRA (PR-AM)
11.LINDOMAR GARÇON (PV-RO)
12.LUIZ CARLOS (PSDB-AP)
13.MÁRCIO MARINHO (PRB-BA)
14.MENDONÇA PRADO (DEM-SE)
15.NILTON CAPIXABA (PTB-RO)
16.PASTOR EURICO (PSB-PE)
17.TIRIRICA (PR-SP)
18.VINICIUS GURGEL, PRTB-AP

(V.M.)

Comentários

Mais vistos