4 º Mutirão da Cidadania é destaque nacional
O "Mutirão da Cidadania", que começa nesta quinta-feira (15) em Marília, já é destaque na imprensa e órgãos que estarão participando do evento. O site da AMARRIBO (Ribeirão Bonito) também deu destaque e o Ministério Público Federal (MPF) distribuiu release à imprensa informando sobre o projeto.
A MATRA reproduz esse material:
4ª edição do Mutirão da Cidadania começa amanhã em Marília (SP)
14/10/2009 16h31
Evento do Ministério Público Federal em parceria com a ONG Matra conta com novos parceiros
A quarta edição do Mutirão da Cidadania em Marília (SP) começa amanhã, dia 15 de outubro, e conta com um recorde de 17 órgãos participantes. Com o objetivo de prestar serviços à população reunindo em um mesmo local diversos serviços públicos municipais, estaduais e federais, o evento ganhou a adesão de mais três órgãos – a Procuradoria da Fazenda Nacional, o Ministério Público do Trabalho e a Receita Federal.
O Mutirão da Cidadania é uma iniciativa do Ministério Público Federal em Marília, em parceria com a ONG Marília Transparente (Matra), que oferece aos cidadãos a oportunidade de solucionar problemas e sanar dúvidas sobre serviços públicos prestados em órgãos como a Justiça Federal, a Defensoria Pública Federal e a Previdência Social.
Nas três edições anteriores, o evento já atendeu mais de 1,2 mil pessoas que receberam atendimentos relativos a direito previdenciário, educação, saúde, financiamento imobiliário e habitacional, além de consultas a processos, PIS e FGTS e cadastramento de CPF e Nota Fiscal Paulista.
A quarta edição do mutirão acontecerá no Sindicato dos Ferroviários, nos dias 15 e 16 de outubro, das 9h às 16h. Órgãos como o Procon, Caixa Econômica Federal (CEF), Cartório de Registro Civil, Cartório de Registro de Imóveis, Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM), Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Prefeitura e Homocentro de Marília estarão presente no evento.
No último dia 13, o MPF realizou uma apresentação sobre o Mutirão da Cidadania, com o intuito de informar os serviços prestados no evento para aqueles que ainda não conhecem o projeto e distribuir cartilhas com o resumo dos serviços prestados pelos órgãos. Na ocasião, estiveram presentes representantes de alguns dos órgãos que participam do evento, além do procurador da República e idealizador da iniciativa, Jefferson Aparecido Dias.
Para o procurador, esse tipo de evento é muito importante para a população. “Reunimos diversos serviços públicos em único lugar e isso facilita muito a vida daqueles que precisam resolver vários assuntos ao mesmo tempo e que, por falta de tempo ou outras dificuldades, acabam adiando essa obrigação para depois”, disse.