Notícias

Busca

MATRA

A agenda conservadora

09 de novembro de 2010 - 10:07
 

 

Ainda me pergunto: como é que dois candidatos, Dilma e Serra, ateus desde criancinha, caíram na armadilha conservadora nas últimas eleições presidenciais. Poderiam consensualmente suprimir os temas de consciência da agenda eleitoral. Não fizeram.

 

 

Num movimento pendular, os conservadores de todo o mundo buscam se reestruturar, liderados por sectários de pouca expressão política no geral, mas com representantes encravados em núcleos estratégicos com grande poder de influência, como a “opus dei” na igreja católica, e seu expoente, o papa Bento.

Esses grupos sectários, neonazistas, apresentam espasmos aqui e ali, como na Holanda e seu partido de direita, e às vezes faz estragos consideráveis, como a vitória do partido republicano nos EUA, valendo-se de todo o tipo de preconceito contra gays, migrantes e outras minorias. São vitórias eleitorais no particular e grande derrota para o processo civilizatório, no geral

No Brasil, entre 8 e 12 milhões de pessoas não professam fé alguma, contingente respeitável.

Começa-se tolerando e fazendo vistas grossas a uma ficha da candidata Dilma, caracterizando-a como terrorista e que circulou “até a náusea” na internet durante toda a campanha. Segue aliando-se ao que há de mais conservador no Brasil e ao colocar a questão do aborto no debate eleitoral, o PSDB e o candidato Serra, fizeram exatamente o que desejavam os sectários.

A campanha movida pelos tucanos, a misturar religião e política, trouxe à tona o ovo da serpente. A lama surgiu na forma de preconceito. Tudo aquilo de mais doente no lado ermo da alma, xenofobia e intolerância, pôde se manifestar em parte de brasileiros.

Na ânsia de virar o resultado da eleição, vende-se um passado de militância progressista e respeitável. Para nada. Dilma ganharia de Serra sem os votos do nordeste, região agora massacrada por manifestações de ódio de toda sorte.

Passada a eleição, o twitter e outras redes sociais são tomadas por manifestações do mais explícito racismo.

O Serra “do bem” nos lançou no lodaçal. Haja rodinho agora para a limpeza toda.

*Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho

Comentários

Mais vistos