Notícias

Busca

MATRA

A importância de seu voto

16 de julho de 2012 - 09:07
O dia sete de outubro de 2012 será muito importante para Marília. Nessas eleições saberemos quem ocupará os cargos de prefeito e vereador. Para que a cidade se desenvolva é responsabilidade do eleitor votar com consciência, afinal é o cidadão quem elege a pessoa que o representa perante o poder público durante quatro anos. Votar com consciência é ter a certeza de que o candidato escolhido governará pensando no bem comum e não apenas em seus próprios interesses.
Portanto, se você não sabe em quem votar, procure conhecer os candidatos e busque o máximo de informações possíveis sobre sua vida pregressa. Caso ele já tenha sido eleito, tente saber os projetos que realizou em seu último mandato, observe se ele teve comprometimento em resolver os problemas de nossa cidade. Mas se esta for a primeira vez que ele está se candidatando tome conhecimento de seu plano de governo e preste atenção nas propostas, pois existem aquelas que são irrealizáveis, mas o candidato as propõem apenas para conquistar eleitores.
Para se ter uma ideia do quanto a escolha dos governantes é importante, será disponibilizado ao prefeito no próximo mandato um orçamento de aproximadamente R$ 600 milhões. Tal verba deverá ser aplicada em projetos que visem o bem estar da população. É dever do cidadão ficar atento quanto à realização destas proposituras e observar se o prefeito e os vereadores estão cumprindo suas funções.
A Lei Orgânica de Município de Marília refere-se ao prefeito como chefe da administração. Dentre as suas 37 atribuições destaca-se enviar à Câmara os projetos de lei relativos às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e ao plano plurianual do Município e das suas autarquias, encaminhar à Câmara até o dia 31 de março de cada ano a prestação de contas da cidade, prover os serviços e obras da administração pública, apresentar anualmente à Câmara um relatório sobre o estado das obras e dos serviços municipais e o programa de administração do ano seguinte, publicar até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, um relatório resumido da execução orçamentária e incentivar o esporte amador e campanhas de saúde e preservação do meio ambiente.
São atribuições da Câmara Municipal votar a lei de diretrizes orçamentárias, o orçamento anual e plurianual de investimentos, bem como autorizar a abertura de créditos suplementares especiais, aprovar o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, tomar e julgar as contas do prefeito, criar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre fato determinado e prazo certo, mediante requerimento de um terço dos membros, fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Indireta, podendo ainda instaurar auditoria financeira e orçamentária em qualquer órgão da administração direta, fundações mantidas pelo Poder Público Municipal, empresas municipais ou de economia mista, dentre outras funções.
A MATRA – Marília Transparente – espera que a população eleja pessoas de fato comprometidas em resolver os problemas crônicos do município, tais como o tratamento do esgoto, lixo, infraestrutura viária e melhorias na saúde e na educação.

Comentários

Mais vistos