A marcha continua em marcha
Jailson S. Dantas
Jornalista, MTB. 8978.
O movimento contra a corrupção iniciado no dia 7 de setembro 2011, dia da Independência, alcançou repercussão positiva na sociedade e continua em marcha acelerada. A segunda versão ocorreu em 12 de outubro e a próxima já se encontra agendada para 15 de novembro, dia da Proclamação da República. Nomeada Marcha Contra a Corrupção, caiu no gosto dos usuários das redes sociais. Segundo a imprensa, foi por esse meio que os manifestantes chegaram às ruas, usando fantasia de palhaço, trajando vestes de cor preta, para protestarem contra a corrupção e as malfeitorias dos políticos desonestos.
Esse movimento é um aviso aos "navegantes", de modo geral, em alto e bom som, que o povo não vai mais aceitar, de modo passivo, o estado de rapinagem que se instalou de vez no Brasil, e que vem corroendo as Instituições Republicanas, acentuando ainda mais o estado de necessidade do povo. Principalmente daqueles que não têm acesso à saúde e, muito menos, à educação.
No dia 12 de outubro, em Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi tomada por essa gente. Gente de todas as idades e condição social, que tinham o mesmo propósito: deixar claro que não estão satisfeitas com esse estado de coisa. Na marcha de 7 de setembro, no mesmo local, estiveram presentes cerca de 30 mil pessoas e, nessa última, aproximadamente 20 mil. Leve-se em consideração que naquela ocorriam, concomitantemente, as comemorações da Independência do Brasil e muitos aderiram ao movimento.
As principais bandeiras foram: apoio irrestrito ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fim do voto secreto e aplicação imediata da ficha limpa. Como da vez anterior não havia presença de políticos, nem de centrais sindicais, nem de outras de caráter estudantil, como era costume acontecer em ocasiões dessa natureza. Há indícios fortes que estão todas elas refesteladas no Poder, mamando nas tetas da "viúva". Esse movimento continua sendo espontâneo, ainda. A novidade ficou por conta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que entrou definitivamente no movimento e, isso pode ser considerado positivo, por se tratar de uma organização séria que sempre, ou quase sempre, esteve à frente dos movimentos em defesa das boas causas. Se esse movimento realmente pegar, como tudo indica, e certamente já pegou, esses políticos profissionais, corruptos e enganadores, devem botar suas "barbas de molho" pois, como diz a rapaziada: o bicho vai pegar.