Notícias

Busca

MATRA

Advocacia-Geral discute medidas para intensificar combate à corrupção e lavagem de dinheiro em evento no RS

28 de novembro de 2011 - 13:42

O Advogado-Geral da União substituto, Fernando Luiz Albuquerque, participa em Bento Gonçalves (RS) da reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), da qual faz parte a Advocacia-Geral da União (AGU) e 60 órgãos e entidades como o Ministério da Justiça.

A reunião, que acontece desde terça-feira (22/11), tem como objetivo debater e propor ações que combatam a lavagem de dinheiro e corrupção no Brasil. Durante o evento foram avaliadas as ações de 2011 e anunciadas medidas para 2012. Além de Fernando Albuquerque, a advogada da União Virgínia Charpinel representou a AGU nos debates encerrados nesta sexta-feira.

Encola

A Enccla foi criada em 2003 para contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no País. Conforme destacado no site do Ministério da Justiça que congrega as informações sobre a atuação da Estratégia Nacional, a iniciativa consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor ajustes aos pontos falhos do sistema antilavagem e anticorrupção.

Desde a sua criação, a Enccla já desenvolveu diversos projetos como a criação do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e a criação do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), instituído no âmbito do Banco Central.

Fonte: AGU

 

Comentários

Mais vistos