Notícias

Busca

MATRA

Agenda dos Conselhos Municipais: Cades realizou primeira reunião do ano e recebeu o Chefe da Divisão do Meio Ambiente

04 de fevereiro de 2021 - 11:01

O Cades (Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília) realizou na última sexta-feira, dia 29, sua primeira reunião em 2021, através de aplicativo, seguindo protocolos e orientações técnicas quanto aos cuidados para o controle da Covid-19.
Na ocasião, os conselheiros deliberaram sobre a nova formação do Cades para o próximo quadriênio, conforme Decreto Municipal 10.730, de 27 de fevereiro de 2.012, que dispõe sobre regimento interno do Conselho Ambiental, e receberam o chefe da Divisão do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, que pautou sobre o Plano de Gestão Ambiental para o ciclo 2.021.
“O Cades é fundamental para o desenvolvimento sadio e equilibrado do meio ambiente em nosso município e foi essencial para a Certificação de Qualificação Ambiental no Programa Município Verde Azul em 2.020. Estamos iniciando o ciclo 2.021, e na oportunidade, pude esclarecer aos conselheiros sobre o Plano de Gestão Ambiental para este ano. Estamos focados nas metas pautadas pelo Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília). Ainda desenvolveremos todas as ações elaboradas pelo Programa Município Verde Azul e concluiremos as obras iniciadas relacionadas ao Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, como a construção de mais três ecopontos, nova balança para pesagem do transbordo, acompanhamento da qualidade do tratamento de esgoto, desenvolvimento de projetos para Coleta Seletiva com apoio dos catadores organizados, além de promover a educação ambiental de forma transversal, visando alcançar toda população mariliense, sobre temas variados que promovam a sustentabilidade no município. Em 2.020 o trabalho foi coroado com a Certificação de Qualificação Ambiental do Programa Município Verde Azul e esperamos em 2.021 repetir essa Certificação”, afirmou Cassiano Rodrigues Leite.
Para o prefeito Daniel Alonso, Marília saiu das últimas e incômodas colocações do Programa para caminhar à posição que sempre mereceu estar: “Encontramos uma cidade abandonada, em meio ao lixo, com o meio ambiente degradado. Áreas interditadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Multas, Termos de Ajustamento de Conduta não cumpridos, frota sucateada, enfim, encontramos Marília em estado lamentável. Hoje podemos comemorar o sucesso ambiental da nossa querida cidade, uma das poucas no país que possui 100% do esgoto tratado. Esse trabalho sério nos permitiu ocupar a 1ª colocação no ranking Município Sustentável em 2.020 do Programa Município Verde Azul, graças a uma gestão preocupada com a sustentabilidade. Estamos mantendo o foco para melhorar cada vez mais nossa qualidade ambiental, onde teremos reflexo direto na saúde e na qualidade de vida da nossa população”, disse o chefe do Executivo.
O Cades é um órgão colegiado autônomo, dotado de caráter consultivo, com vistas a assessorar o Paço Municipal acerca das questões ambientais de acordo com as atribuições constantes da legislação pertinente, e deliberativo, possuindo diretrizes, finalidades e competência institucional, conforme Decreto 10.730 de 27 de fevereiro de 2012.

Fique atento! Participe!

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos