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Agilidade: Novo diretor quer adotar sistema de queixas online no Procon-SP

31 de janeiro de 2011 - 15:59

O Procon-SP tem um novo diretor-executivo que já assumiu querendo priorizar a melhora dos servidos prestados pela instituição, para dar mais rapidez às ações empreendidas. Paulo Arthur Lencioni Góes foi nomeado neste mês pelo governador ao cargo e nas primeiras entrevistas já declarou que quer mais agilidade no atendimento ao público, aplicando recursos eletrônicos, e mais rigor na punição aos infratores contumazes, ampliando o uso do instrumento de suspender as atividades da empresa temporariamente.

 

“Já reduzimos bastante o tempo de espera no atendimento com a implantação do agendamento. Mas ainda é importante ampliar o acesso do consumidor aos serviços oferecidos pelo Procon-SP. E vamos fazer isso, descentralizando o atendimento. O objetivo será aperfeiçoar uma ferramenta fundamental que é o atendimento eletrônico pela internet – isso será feito gradualmente, é claro”, explicou.

 

Góes é advogado e funcionário do próprio Procon há 19 anos. Teve a sua maior projeção como diretor de fiscalização do órgão — área responsável pela fiscalização e aplicação de multas às empresas.

 

Outra prioridade ressaltada pelo novo diretor-executivo é a educação para o consumo, projeto de longo prazo em que a intenção é estabelecer parcerias com instituições de ensino para formar o que chama de “multiplicadores da defesa do consumidor”.

 

“Vamos investir e concentrar esforços principalmente na educação para o consumo, que é um eixo muito importante na defesa do consumidor. Porque, na verdade, o consumidor hoje ainda tem um déficit de conhecimento e de informação sobre seus direitos. É preciso fazer chegar essa informação e educar essas pessoas para elas saberem como consumir com consciência. A educação para o consumo tem um efeito transformador e esse será o nosso foco. É um trabalho de longo prazo e que também trará um bom resultado a longo prazo”, argumentou.

 

Além de viabilizar o atendimento ao público com recebimento de queixas via internet, Góes quer implantar formas de levar o órgão a regiões mais distantes da Grande São Paulo e do Estado, em projeto que está sendo estruturado, e provisoriamente chamado de “atendimento itinerante”.

 

“Em breve, pretendemos lançar um banco de dados de todas campanhas de recall e essa ferramenta ficará à disposição do consumidor. Quando tiver comprando o produto, vai poder saber se ele passou por recall ou não. Vamos também integrar a base de dados dos Procons municipais ao Procon-SP estadual e isso irá reforçar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas”, acrescentou.

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