Notícias

Busca

MATRA

Alunos da Unesp de Araraquara criam blog que mostra gastos públicos de cidades de SP

20 de abril de 2011 - 16:42

Estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) de Araraquara criaram um blog no qual disponibilizam dados financeiros de 26 cidades da região Central do Estado de São Paulo. O objetivo é mostrar para a população como o dinheiro público é aplicado.

 

Há seis anos, alunos do curso de administração pública formaram um grupo de pesquisa de controle de gastos públicos, o “Tom – Transparência Orçamentária Municipal”.

 

Os alunos participantes publicam no blog links disponibilizados pelos municípios, nos quais estão expostos dados dos orçamentos públicos e gestão fiscal. Assim, os cidadãos comuns podem acessar e ter ideia de como está a administração pública de sua cidade e onde o dinheiro é aplicado.

 

Acesse o blog: http://gpcgp.wordpress.com/

 

A ideia é expandir os trabalhos para outras cidades e regiões no futuro, fazendo parcerias com outras universidades e outras unidades da Unesp.

 

Por lei, as prefeituras são obrigadas a colocar os dados à disposição da população. O projeto, além de disponibilizá-las juntamente com os dados comparativos, também alerta sobre as cidades que não disponibilizam as informações.

(VM, com informações da EPTV)

Comentários

Mais vistos