Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

APÓS REPRESENTAÇÃO DA MATRA MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CIVIL PARA APURAR RISCOS E RESPONSABILIDADES POR FIOS SOLTOS NOS POSTES

05 de junho de 2022 - 06:00

Consolidada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos ou político-partidários, a MATRA vem demonstrando que quando pessoas comuns da comunidade se unem para lutar pelos seus direitos e FISCALIZAR as ações do Poder Público, quem ganha é a própria sociedade.

Há 16 anos a MATRA trabalha voluntariamente em defesa da transparência e da boa aplicação do dinheiro público (com o apoio também voluntário de pessoas que acreditam nos ideais por ela defendidos), mostrando que se os diversos segmentos da sociedade permanecem vigilantes, o Poder Público torna-se mais eficiente na prestação dos diversos serviços oferecidos à população. É claro que o caminho é longo e a jornada a ser percorrida já demonstrou ser das mais difíceis. Mas com determinação e persistência, estamos colecionando vitórias no combate à corrupção e na defesa dos direitos dos cidadãos marilienses.

A mais nova investigação aberta pelo Ministério público, após o recebimento de uma representação pela MATRA, é prova disso.

Quem é que já não ficou espantado e, por vezes, até com medo de se envolver em um acidente grave ao se deparar com um emaranhado de fios pendurados em postes da rede elétrica? Quantas vezes andando pelas ruas de Marília já nos deparamos com cabos de energia, telefonia ou de internet caídos sobre a calçada ou até mesmo atravessados nas ruas e avenidas saindo do alto dos postes e tocando o solo ou chegando bem perto disso? Infelizmente cenas deste tipo se tornaram comuns, mas precisou a MATRA recorrer ao Ministério Público para que as autoridades e empresas dos setores de energia, internet e telefonia se atentassem para os riscos que a sociedade está exposta por falta da devida manutenção dos cabeamentos existentes nos postes espalhados pela cidade.

Ao levar o caso ao conhecimento do MP, no final do ano passado, a MATRA se baseou em uma reportagem do Jornal Cidade, publicada em novembro de 2021, na qual dois flagrantes de fios soltos em postes foram mostrados: um perto da rodoviária e outro na Avenida Pedro de Toledo, perto da igreja São Bento. A MATRA também encaminhou fotos de outros lugares onde fios soltos ou emaranhados de cabos foram identificados, como nas ruas Ângelo Seleghin, Sampaio Vidal, Nove de Julho, Sargento Ananias, Bahia, Tiradentes e Antônio Augusto Neto.

“Neste cipoal de cabos, fios e equipamentos é comum verificar o excesso de quantidade da fiação instalada, a falta de alinhamento dessas fiações e dos equipamentos nelas instalados, a inobservância de seu afastamento adequado em relação ao solo, a existência de cabos/fios soltos, caídos, desprendidos, inutilizados e dependurados ao alcance dos transeuntes. Mais que poluição visual, a anomalia verificada representa risco à saúde e à vida dos que transitam pela cidade”, apontou a MATRA na representação.

Um mês antes do envio da representação a imprensa havia noticiado o caso de uma criança que teve uma parada cardíaca e ficou vários dias internada na UTI, depois de ser eletrocutada por um cabo de energia que se desprendeu de um poste e atingiu o carro onde ela estava com a família em Uberlândia, Minas Gerais. Já em Mamanguape, na Paraíba, uma criança de doze anos morreu depois de receber uma descarga elétrica ao ser atingido por um fio elétrico de alta tensão que estava pendurado. Os dois casos foram registrados no ano passado e amplamente divulgados pela imprensa.

“A grave irregularidade constatada, potencialmente perigosa, fruto de provável mau uso ou uso irregular do compartilhamento da infraestrutura do posteamento existente na cidade, constitui fato notório bem conhecido dos marilienses, que diariamente se deparam com o emaranhado de fios e cabos instalados sobre suas cabeças”, apontou a MATRA ao Ministério Público que, ao instaurar um inquérito civil para apurar os riscos e identificar os responsáveis pela situação irregular apresentada, já determinou a reiteração do último ofício enviado preliminarmente à Prefeitura com pedido de informações sobre a falta de fiscalização do setor competente.

A MATRA vai continuar acompanhando o andamento das investigações e voltará ao assunto quando tiver novidades. Fique atento, cidadão, e conte com a MATRA. Porque Marília tem dono: VOCÊ!

Veja abaixo algumas das fotos enviadas ao Ministério Público:

Fotos: MATRA

Comentários

Mais vistos