Notícias

Busca

MATRA

Aqui jaz o Daem!

15 de outubro de 2015 - 10:15

Foi 10 a 3! Parece goleada da Alemanha, só que não. Foi o placar da votação na sessão de ontem pela manhã sobre a privatização do Departamento de Água e Esgoto de Marília. Mas já era esperado. Não é de hoje que o placar não muda, já que a maioria (10) tem sido fiel escudeira do prefeito Vinícius Camarinha. Houve pressão da sociedade, através de entidades, associações e da população, mas os vereadores fizeram “ouvidos de mercador” e os votos já estavam decididos há muito tempo. Já teria acontecido na sessão da última terça-feira à noite, mas o martelo foi batido mesmo ontem de manhã, inclusive com o “precioso” apoio de um grupo de moradores do núcleo Marina Moretti que chegou em uma Kombi.

O Departamento de Água e Esgoto de Marília foi durante muito tempo um exemplo de administração e eficiência, a ponto de há décadas ser rejeitada a concessão para a Sabesp, empresa do governo estadual que atua em grande parte do Estado de São Paulo. Contudo, as últimas administrações foram abandonando e sucateando o Daem, talvez com o propósito claro de privatizar os serviços de água e esgoto em Marília, o que sempre foi condenado pela população, que acabou abandonada e desprezada pelo poder público.

Hoje não existe representação para defesa da comunidade, mas apenas dos interesses políticos. O projeto do prefeito Vinícius Camarinha precisa de ser aprovado em segunda discussão, mas não vai alterar em nada o resultado, sendo apenas para cumprir formalidade burocrática. Em nova votação o placar continuará dilatado: 10 a 3.

O prefeito e os vereadores que tiveram a coragem de defender na tribuna a privatização do Daem garantem que este será o melhor caminho para Marília, ganhando obras importantes e necessárias que nunca saíram do papel, como o intricado serviço de tratamento do esgoto que virou caso para o Ministério Público e condenação do município. Mas que também não virou nada! É preciso perfurar muito mais poços e melhorar e modernizar a rede de distribuição de água, já que a cidade sofre há décadas com a falta d´água. Das torneiras só saem ar e promessas de dias melhores há muitas campanhas atrás.

O Daem foi sucateado de propósito! Foram várias administrações e a situação só piorou. Então se chega à conclusão de que são incompetentes e irresponsáveis. Se uma empresa particular poderá fazer a modernização necessária e implantar o tratamento de esgoto, por que não a Prefeitura que recebe milhões de reais de impostos mensalmente? Isso sem falar de recursos provenientes do governo federal, como já aconteceu para a obra de afastamento e tratamento do esgoto e que acabou indo para o próprio esgoto. Uma nova empresa (falam em OAS ou Águas Marília) poderá realizar as obras e até melhorar o abastecimento de água na cidade. Mas que ninguém se iluda: isso tem um preço e alto! É conversa de político dizer que não haverá tarifaço e demissões no “falecido” Daem. Os reajustes de preços nos serviços virão sem dúvida, mesmo que a conta-gotas, mas com o tempo as contas estarão bastante “salgadas”. É só passar a eleição do ano que vem.

Seja lá qual for a empresa, o povo deve cobrar com insistência as melhorias, promover passeatas, carreatas e manifestações constantes. Essa gente acredita na “memória curta” da população, que acaba se esquecendo rapidamente. É bom que a população guarde bem na memória os discursos dos defensores da privatização e seus nomes. Afinal, a única arma do povo é o voto. E no ano que vem tem eleição municipal!

Fonte: Editorial do Jornal da Manhã – 15/10/2015

Comentários

Mais vistos