Notícias

Busca

MATRA

Ato público hoje pede aprovação do Projeto Ficha Limpa

08 de março de 2010 - 00:00

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em São Paulo realizará nesta segunda (8), logo mais às 11h, um ato público em apoio ao PLP 518/09, da Ficha Limpa. O evento ocorrerá na Faculdade de Direito da USP – Auditório XI de Agosto (Largo de São Francisco, s/n°) e tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto imediatamente. 
 
Representantes de entidades da sociedade civil que apoiam o projeto, como o Movimento Nossa São Paulo, Movimento Voto Consciente, CNBB e Comissão Brasileira de Justiça e Paz, estarão presentes. Também participarão do evento o jurista Hélio Bicudo e o deputado federal Indio da Costa (DEM/RJ), relator do grupo de trabalho, formado por parlamentares, que apresentará um substitutivo ao PLP 518/09 e a outros dez projetos de lei que tratam do mesmo tema. O grupo tem até o dia 17 de março para apresentar o documento ao presidente do Congresso Nacional, Michel Temer, que deve encaminhá-lo para votação no plenário.
 
Outros parlamentares que confirmaram presença são os deputados federais José Eduardo Cardozo (PT/SP), Ivan Valente (PSOL/SP), Dr. Talmir (PV/SP), Carlos Sampaio (PSDB/SP) e Fernando Chiarelli (PDT/SP).
 
O PLP 518/09 é originário do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, apresentado ao Congresso em setembro do ano passado, e já recebeu o apoio de 1,6 milhão de eleitores. O projeto pretende alterar a Lei de Inelegibilidades, considerando a vida pregressa dos candidatos, principalmente no caso de pendências com a Justiça por envolvimento em crimes graves. Ele também propõe estender para oito anos o prazo de inelegibilidade e tornar mais rápidos os processos judiciais que tratam do tema.
 
O projeto de lei estava parado até o início deste ano, mas os últimos escândalos envolvendo corrupção e poder público no Distrito Federal, além da pressão popular por sua aprovação, mudaram este quadro.
 
O MCCE, integrado por 44 entidades da sociedade civil, foi responsável pela viabilização do PLP 518/09. Seus representantes têm participado de todas as reuniões do GT e audiências públicas referentes à análise do projeto. No último dia 23 de fevereiro, durante audiência pública sobre o tema, ele apresentou uma proposta de texto visando incorporar novas contribuições e manter a integridade do projeto de lei original. A proposta de redação está disponível no site do MCCE (
www.mcce.org.br).

Fonte: MCCE

Comentários

Mais vistos