Notícias

Busca

MATRA

Autoescola terá que renovar ‘frota pesada’, diz Contran

16 de julho de 2010 - 00:00

Vigente desde 1998, resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que obriga as autoescolas a terem veículos de, no máximo, oito anos de fabricação será exigida para todas as categorias de habilitação a partir deste sábado (17). Até então, a medida só era aplicada na prática para as categorias A (moto) e B (carro). Isso porque o sindicato dos proprietários de autoescolas vinha anualmente pedindo a extensão do prazo para regularização da frota para as categorias C (caminhão-baú), D (micro-ônibus) e E (carreta/veículo articulado) devido ao alto custo desses veículos.

“Desde 2000 os veículos com mais de oito anos poderiam ser utilizados se atendessem a uma série de requisitos. Pleiteamos que esse prazo seja estendido para 15 anos, já que esses veículos têm vida útil maior devido à baixa utilização”, explica José Guedes Pereira, presidente do sindicato da categoria no Estado.

Para continuar oferecendo a categoria D a partir de 2011, o proprietário de autoescola Valdercy Rezende de Sá terá que investir R$ 140 mil num micro-ônibus novo. Ele reclama da medida. “Se eu não fizer a troca posso prejudicar os alunos, mas vai ficar muito caro para nós”, avalia.

Já o também proprietário de autoescola Valter Tadeu Galvão vê vantagem na medida e diz que renova a frota frequentemente. “Isso faz cair os custos com manutenção dos veículos. Ao comprar um novo, pago apenas a diferença do valor”, justifica.

Fonte: Jornal Bom Dia Marilia

Comentários

Mais vistos