Notícias

Busca

MATRA

BLITZ DO TCE FLAGRA IRREGULARIDADES EM SAÚDE DE CIDADES NA REGIÃO

17 de abril de 2017 - 11:09

Uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado flagrou série de irregularidades em unidades de saúde em Bauru, Agudos, Barra Bonita, Mineiros do Tietê e Botucatu.

Auditores procuraram os serviços como se fossem pacientes e encontraram problemas considerados graves, como medicamentos vencidos, péssimas condições de higiene e espera de até cinco horas para atendimento. Também identificaram prédios com alvará do Corpo de Bombeiros vencidos.

A unidade de saúde no posto Geisel de Bauru, por exemplo, não mostrou controle de estoque de medicamentos, o que permite desvios na utilização, segundo o TCE. Mofo em paredes e prontuários armazenados no banheiro foram outros problemas identificados na cidade.

 Em Botucatu, a fiscalização encontrou um equipamento que chegou com atraso e sem condições de uso.

“A constatação de problemas muito graves, além do que nós imaginávamos na qualidade de atendimento e de estrutura física das unidades. Mesmo a questão de controle de medicamentos e equipamento com problemas bastante graves. Uma unidade de saúde tem que primar pela higiene, é o mínimo”, disse o diretor regional do TCE, José Paulo Nardone.

Segundo ele, foram flagradas situações que uma vistoria Vigilância Sanitária provocaria interdição do imóvel, o que não acontece porque geralmente este serviço é feito em conjunto com a prefeitura.

“Em um caso extremo em uma unidade de saúde visitada por nós, a sala de esterilização funciona junto com a sala de curativos. Não tem como uma situação dessa.”

Fonte: Giro Marília

Comentários

Mais vistos