Boa iniciativa
Essa iniciativa proporcionou uma economia de R$ 3,8 milhões aos cofres públicos municipais, que corresponde, segundo informações da própria Prefeitura, à construção de sete unidades de saúde ou à reforma de 12 escolas municipais.
Com a utilização do meio eletrônico, o acesso à publicação passou a ser bem maior, já que antes a Prefeitura contratava anualmente um jornal de circulação diária para divulgar seu Diário Oficial e, com isso, o número de pessoas que acessavam as edições era limitado.
Atualmente, internautas de 230 municípios brasileiros e de 18 países tiveram oportunidade de acompanhar a Administração Municipal, garantindo mais publicidade e transparência na gestão pública.
Iniciativa popular
O nascimento desse projeto aconteceu em uma reunião informal entre a MATRA e o Secretário da Fazenda e Chefe de Gabinete, Nelson Granciéri, na qual ele se mostrou interessado em implantar a iniciativa.
Então, nossa entidade elaborou um estudo sobre a possibilidade de implantação do Diário Oficial Eletrônico do Município e o enviou à Administração Municipal, a qual, a partir daí, passou a usá-lo depois de muita pressão da entidade e da sociedade civil organizada.
O sucesso do Diário Oficial Eletrônico do Município demonstra que o trabalho conjunto entre governo e movimentos sociais no debate e na construção de políticas públicas só contribui para a melhoria da gestão pública e da qualidade de vida da população.
Entretanto, essa ótima notícia chega em um momento no qual a relação da Prefeitura com movimentos sociais encontra-se bastante estremecida.
“Nos últimos tempos, o desrespeito por parte do governo municipal no que diz respeito à democratização dos debates nas grandes questões vem se dando de forma precária, o que entrava avanços sociais e o desenvolvimento, colocando interesses pessoais a cima da construção de uma cidade democrática, desenvolvida e com qualidade de vida”, diz Marcos Aurélio dos Santos, presidente da UJS (União da Juventude Socialista) de Marília.
A MATRA parabeniza a Prefeitura pelos bons frutos que a implantação do Diário Eletrônico Oficial vem colhendo e espera que a Administração Municipal volte a interagir de forma positiva com a sociedade civil organizada, para juntas construírem uma cidade muito mais próspera.
(VM)