Notícias

Busca

MATRA

Boa iniciativa

17 de junho de 2011 - 09:41

 

Amanhã (18), das 9h à 16h, Ribeirão Preto realizará seu primeiro Mutirão da Cidadania. O evento acontecerá na praça XV de Novembro, no centro da cidade. No local, dezenas de serviços públicos e ONGs prestarão atendimento gratuito à população nas áreas de cidadania, saúde, cultura e assistência social.

A ONG Voluntários do Sertão levará para o evento seis caminhões para prestar diversos serviços de saúde na área de odontologia e oftalmologia, além de exames simples, mas fundamentais, como aferição de pressão e teste glicêmico.

O MPF (Ministério Público Federal) coordenará a área de cidadania do Mutirão, que terá a participação de 29 órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O MPF, por exemplo, receberá denúncias e prestará orientação em casos de violação de direitos humanos básicos, como saúde, educação e moradia.

Documentos  também serão emitidos: RGs (apenas para primeira via, para menores de idade), Carteira de Trabalho e segundas vias de certidões de nascimento e casamento. Será possível também regularizar a documentação eleitoral.
 
A área social será comandada pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, que fornecerá fotos para documentos e cortes de cabelo com entrega de kit de higiene pessoal. Pela primeira vez
em um Mutirão da Cidadania será possível a adoção de cães e gatos, além de cadastramento para castração de animais de estimação.

O Sesi, parceiro de diversos mutirões, comandará a área cultural do evento e dará oficinas de pintura facial e brincadeiras para as crianças, oficinas de artesanato para jovens e adultos e orientações nutricionais do programa Alimente-se Bem. Estão previstas ainda apresentações de capoeira e dança de rua.

A MATRA irá acompanhar a realização do Mutirão em Ribeirão Preto e deve trazer algumas novidades para a próxima edição do evento em Marília, que deve acontecer no final de setembro.

O Mutirão da Cidadania, criado em 2009 pelo Ministério Público Federal de Marília em parceria com a MATRA, já teve, ao todo, 15 edições: cinco em São Paulo, sete em Marília, uma em Garça, uma em Pompéia e uma em Bauru. No total, já realizou mais de 50 mil atendimentos.

Para o idealizador do projeto, procurador da República Jefferson Aparecido Dias, o Mutirão é uma forma de os cidadãos estabelecerem um contato direto com os órgãos públicos, conhecendo, assim, mais sobre seus direitos.

Comentários

Mais vistos