Notícias

Busca

MATRA

Brasil ocupa a 69ª posição no Ranking de Percepção da Corrupção da ONG Transparência Internacional

26 de outubro de 2010 - 00:00

A ONG Transparência Internacional divulgou hoje (26 de outubro) seu relatório anual intitulado “Ranking de Percepção da Corrupção”, que indica como está a percepção da corrupção no setor público de 178 países. O Brasil manteve a mesma pontuação do ano passado, mas subiu do 75º lugar para a 69ª posição, empatando com Cuba, Montenegro e Romênia.

Numa escala que vai de zero a dez, sendo zero, muito corrupto, e 10, menos corrupto, o Brasil recebeu nota 3,7. Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura dividem a primeira colocação, com 9,3 pontos. Na outra ponta estão Somália, com uma pontuação de 1,1, Afeganistão e Mianmar, ambos com 1,4.

“A pontuação (3,7) mostra que não houve melhora ou piora no Brasil e, assim como em outros países, reflete contradições entre modernizações e práticas antigas”, opinou Alejandro Salas, diretor regional para as Américas da Transparência Internacional em reportagem da BBC Brasil. Para Salas, a subida do Brasil no ranking é apenas o reflexo da deterioração de outros países e não deve ser interpretada como um avanço do país.

O relatório da ONG mostra que quase três quartos dos 180 países pontuados no índice estão com a nota abaixo de cinco, o que indica um grave problema de corrupção. Para mudar esse panorama, Salas acredita que isso dependa de mudanças individuais. “Em muitos países os indivíduos tendem a se ver como vítimas do sistema. Mas o indivíduo pode ser proativo e sair do ciclo da corrupção. Enquanto só esperarmos grandes mudanças por parte de governos, teremos essa pontuação baixa na maioria dos países.”

A MATRA luta para que a população mariliense, e de todo Brasil, não espere por soluções mágicas e se una para mudar a realidade nacional. O envolvimento com causas relevantes e do controle social é um caminho que deve ser adotado nessa constante batalha para a conquista de um futuro melhor.

Para conferir o desempenho do Brasil no ranking desde 1995, clique aqui.

Comentários

Mais vistos