Notícias

Busca

MATRA

Brasil sediará reunião da conferência interamericana contra a corrupção

29 de outubro de 2010 - 00:00

Pela primeira vez, a Conferência dos Estados Partes no Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Mesicic) não será realizada em Washington, nos Estados Unidos. Marcada para os dias 9 e 10 de dezembro, a terceira edição do evento será sediado pelo Brasil e acontecerá em Brasília. A organização do evento está a cargo da Controladoria-Geral da União (CGU).

O Mesicic, instrumento intergovernamental criado pela OEA,  tem o objetivo de apoiar os Estados participantes na implementação das disposições da Convenção por meio de avaliações, da realização de atividades de cooperação técnica, do intercâmbio de informações, experiências e melhores práticas e da harmonização das legislações de cada país.

Estarão presentes na Conferência o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, autoridades públicas de todos os 28 países da América que ratificaram a Convenção Interamericana contra a Corrupção e integram seu Mecanismo de Acompanhamento, além de representantes de organizações da sociedade civil que atuam na área.

Na reunião, serão discutidos os progressos alcançados pelos países com a implementação da Convenção e das recomendações do Mesicic; o fortalecimento desse Mecanismo, incluindo questões como a divulgação de suas realizações e financiamento; a cooperação com outros mecanismos de acompanhamento internacionais e sub-regionais; e o fortalecimento da cooperação hemisférica contra a corrupção em áreas como responsabilidade do setor privado e recuperação de ativos.

Comentários

Mais vistos