Notícias

Busca

MATRA

Câmara contrata empresa sem licitação para implantação de votação eletrônica

07 de maio de 2012 - 10:12

A CÂMARA Municipal de Marília publicou ontem no DOMM (Diário Oficial do Município de Marília) “extrato de contrato” referente a contratação da empresa Levorato e Guerino Engenheria Ltda, com o objetivo de fazer estudos visando implantar sistema de votação eletrônica durante as sessões ordinárias.

O procedimento foi feito sem licitação e pelo valor de R$ 7,9 mil. Pela Lei de Licitações, o poder público não precisa licitar serviços com valores inferiores a R$ 8 mil. Conforme a publicação do Diário Oficial, a empresa contratada ficará responsável pela elaboração de projeto básico composto de planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro para implantação do Sistema de Votação Eletrônica na Sala de Sessões “Dr. Lourenço de Almeida Senne” da Câmara Municipal.

A publicação do Diário Oficial não aponta se o Legislativo fez alguma cotação de preços entre as empresas ou profissionais capacitados a fazer esse tipo de projeto. Segundo o Correio Mariliense apurou, esse tipo de equipamento e sistema de votação eletrônico existe na Câmara Municipal de Araçatuba.

Por meio do sistema de votação eletrônico os vereadores vão dispor de botão de votação direto da mesa que ocupam. Em algumas Câmaras Municipais é utilizado inclusive o leitor biométrico (de digitais) para evitar que outro parlamentar vote no lugar do titular da cadeira. Após a definição do voto pelos parlamentares, aparece em um telão o resultado da votação. Esse sistema é utilizado também na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Correio Mariliense tentou falar com o presidente do Legislativo, Yoshio Sérgio Takaoka, mas ele não foi encontrado para comentar a decisão de implantar a votação eletrônica na Câmara Municipal de Marília.

Fonte: Correio Mariliense
 

Comentários

Mais vistos