Câmara de Vereadores de São Paulo cria Ouvidoria
A Câmara de Vereadores de São Paulo criou recentemente a Ouvidoria do Parlamento, um canal que receberá as reclamações, sugestões e informações do cidadão e será responsável por analisá-las e encaminhá-las ao setor responsável do legislativo e cobrar respostas.
O Ouvidor, que deverá ser um servidor concursado da Câmara, terá direito de pedir documentos que esclareçam as dúvidas dos cidadãos e poderá recomendar mudanças de procedimentos administrativos e promover estudos com a intenção de melhorar a relação da Casa com a sociedade. Esse funcionário terá mandato de um ano, podendo ser reconduzido ao cargo pelo presidente do legislativo.
Os servidores e órgãos da Câmara terão até cinco dias úteis para responder aos pedidos do Ouvidor e este terá dez dias úteis para informar as providências adotadas.
Os cidadãos poderão entrar em contato com a Ouvidoria por meio da página da Câmara na internet, por telefone com uma linha 0800, por correio e fax, além de atendimento pessoal.
O objetivo da proposta é acabar com a reclamação comum de cidadãos que afirmam não obterem qualquer tipo de resposta as solicitações enviadas aos vereadores.
(VM)