Notícias

Busca

MATRA

Câmara e Senado já têm comissões para discutir reforma política

02 de março de 2011 - 15:59
A Câmara dos Deputados instalou ontem a sua comissão especial para discutir, no prazo de 180 dias, cerca de 100 projetos sobre reforma política que já tramitam na Casa.

O presidente da comissão é Almeida Lima (PMDB-SE), ex-senador, que ficou conhecido por ser um dos integrantes da "tropa de choque" do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em 2007, quando o peemedebista respondeu a uma série de denúncias no Conselho de Ética.

O relator será o ex-líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), que afirmou ontem que o ponto principal da reforma será o financiamento público de campanha.

Ao todo, a comissão terá 40 integrantes, entre eles estão ainda Paulo Maluf (PP-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão. Para conferir a lista de completa dos integrantes e seus suplentes, clique aqui.

O Senado já havia instalado, no dia 23 de fevereiro, sua comissão da reforma política. Os senadores prometeram analisar 11 temas em 45 dias.

Formada por 15 parlamentares (para saber quais, clique aqui), tendo como presidente o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), a comissão está encarregada de propor um anteprojeto com mudanças nos sistemas político e eleitoral brasileiro.

O vice-presidente da República, Michel Temer, negou que o fato de haver duas comissões separadas, uma na Câmara e outra no Senado, para discutir a reforma política possa atrapalhar o processo. Em sua opinião, porém, o ideal seria ter apenas uma comissão mista.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), presente à instalação da comissão na Câmara, afirmou que haverá uma proposta de consenso entre as duas Casas, para que a aprovem com maior rapidez.

(VM)

Comentários

Mais vistos