Câmara vota hoje criação do Conselho Municipal da Juventude
A sessão ordinária da Câmara Municipal será nesta terça-feira (03/11). Entre os assuntos em pauta, os Vereadores deverão apreciar o projeto de Lei nº 156/2009, da Prefeitura Municipal, que cria o Conselho Municipal da Juventude, órgão de representação da população jovem, vinculado à Secretaria Municipal da Juventude, com caráter autônomo, permanente, consultivo e fiscalizador da Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Juventude. A sessão começa às 17h00.
Ocorre que, este Conselho já havia sido criado através da Lei nº 4967/00. Porém, até a presente data, o órgão ainda não entrou em funcionamento, principalmente pelo fato de não estarem contempladas na sua composição várias entidades e segmentos importantes do movimento da juventude. Além disso, há necessidade de vinculação do órgão à Secretaria Municipal da Juventude, criada recentemente e que é o órgão municipal incumbido da execução da Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Juventude.
Objetivos
– participar na elaboração e na execução de políticas públicas municipais da juventude, em colaboração com os demais órgãos públicos municipais; colaborar com a Administração Municipal na implementação de atendimento das necessidades da juventude; propugnar pela fiscalização e pelo cumprimento de legislação que assegure os direitos dos jovens; fomentar o associativismo juvenil, prestando apoio e assistência, quando solicitado; estimular a participação da juventude nos organismos públicos e movimentos sociais.
Consta ainda da pauta, o Projeto de Lei nº 158/2009, também da Prefeitura Municipal, revogando a Lei nº 6149, de 02 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a inserção de formulário nos carnês de IPTU com a finalidade de obter informações sobre o número de moradores dos imóveis, com a respectiva faixa etária. A Prefeitura argumenta, na justificativa, que “a execução do disposto na referida Lei representaria custos desnecessários ao Município com a confecção dos carnês e com a criação de setor específico para armazenamento e controle dos dados obtidos”.
Pauta completa: