Notícias

Busca

MATRA

Caravana da Cidadania: Primeiro dia de evento garante formação dos cidadãos

26 de abril de 2012 - 17:17

Começou hoje a Caravana da Cidadania, evento organizado pelo IFC (Instituto de Fiscalização e Controle), com o apoio da MATRA e do MPF (Ministério Público Federal).

As atividades ocorrem entre hoje e amanhã no auditório do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

A mesa de abertura foi composta pelos representantes das entidades organizadoras da Caravana: o presidente do IFC, Henrique Moraes Ziller; o Procurador da República e Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de São Paulo, Dr. Jefferson Aparecido Dias, e o presidente da MATRA, Osvaldo Martins de Oliveira.

Os organizadores destacaram a importância do evento, que tem o objetivo de conscientizar e capacitar à população para que ela fiscalize, de forma efetiva, a aplicação dos recursos públicos no município.

“Um evento dessa natureza é de fundamental importância para dar ao cidadão ferramentas para que ele realize a fiscalização dos recursos públicos. Aqui ele aprende como verificar se os serviços públicos estão sendo prestados de acordo com a lei, de acordo com as normas e, também, se estão dando resultados adequados”, comentou Ziller.

O destaque da programação de hoje foi o treinamento para a realização da Auditoria Cívica da Saúde.

De acordo com o presidente do IFC, Marília é a primeira cidade que recebe esse treinamento, cuja metodologia vem sendo desenvolvida há mais de dois anos.

“Escolhemos Marília para estrear essa metodologia por haver aqui uma ONG como a MATRA, muito atuante e com muita capacidade de mobilização e de trabalho efetivo de fiscalização na cidade. Além disso, a parceria com o MPF foi fundamental. Essa parceria da sociedade civil com o poder público é muito importante para que a gente consiga fazer um trabalho que dê resultados concretos”, explicou Ziller.

O evento ofereceu ainda na tarde de hoje uma palestra sobre Licitações e Contratos Administrativos, ministrada pelo diretor geral de licitações e contratos da Prefeitura de Brusque, Rafael Luiz Pinto.

“Essa palestra vem contribuir de maneira preventiva na formação do administrador público”, disse Rafael.

“Acho que um evento dessa espécie é de extrema importância para Marília, que já demonstrou que tem ONGs e cidadãos preocupados com a aplicação do dinheiro público, com o combate à corrupção. Esse evento vem a somar às atividades já desenvolvidas pela MATRA, pelo MPF e por outros órgãos no combate à corrupção e também na ampliação da participação social”, comentou Dr. Jefferson.

A programação da Caravana da Cidadania continua hoje e amanhã. Confira:
https://matra.org.br/pdfs/caravanacidadania2012.pdf

Comentários

Mais vistos