Notícias

Busca

MATRA

CASO CHOQUITO: PSD desfilia vereador por falta de ética e quebra de decoro

14 de novembro de 2013 - 15:08

O PSD (Partido Social Democrático) de Marília desfiliou o vereador João Paulo Salles, o Choquito. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira pelo presidente interino, empresário Edgar Benavides Amorim. Ele explicou que a diretoria executiva formada por 12 pessoas tomou a decisão por unanimidade, baseada em quatro artigos do Estatuto do Partido.

Amorim explicou que durante cerca de 60 dias o departamento jurídico do partido analisou o inquérito, os depoimentos e inclusive a defesa do parlamentar, para chegar a conclusão. “Todos os tramites foram respeitados, com amplo direito de defesa e cumprimento de prazos para análise dos documentos”, informou.

O relatório apontou que Choquito desrespeitou os artigos 77, 78, 79 e 80 do Estatuto. “O ponto mais importante é o artigo 79, que diz respeito a ética e decoro. A mídia e a sociedade de forma geral passou a vincular o vereador, que é investigado pela Polícia Civil por praticar sexo explícito com criança e adolescente, tendo filmado tudo, ao partido”, esclareceu.

Cópia da decisão da diretoria executiva foi enviada para o próprio vereador, para a Câmara Municipal e para a Justiça Eleitoral. “A partir de agora ele não pode mais se identificar como representante do PSD na Câmara ou em qualquer outro lugar”, informou Amorim.

INQUÉRITO/ A Polícia Civil está colhendo novos depoimentos e elaborando novas perícias para concluir o inquérito que investigar o vereador Choquito, com base nos artigos 240 e 240A do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O crime é de produzir, exibir e armazenar vídeos de sexo explicito com criança e adolescente.

Venceu na quinta-feira o prazo para que o vereador apresente nova defesa para a CP (Comissão Processante) da Câmara Municipal de Marília. A previsão do presidente da comissão, vereador José Bassiga da Cruz, o Goda, é de que o relatório deve ser lido até o dia 25 de novembro. A relatora da CP é a vereador Sônia Tonin, sendo que Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, é membro.

* Por Carlos Teixeira

Comentários

Mais vistos