Notícias

Busca

MATRA
Meio ambiente

Cetesb multa Prefeitura de Marília por descarte irregular de resíduos

08 de março de 2024 - 15:14

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aplicou três multas à Prefeitura de Marília, totalizando mais de R$ 66 mil, por descarte irregular de resíduos. Os locais onde o órgão ligado ao governo estadual constatou as irregularidades são: Parque das Acácias (zona norte), Jardim Guarujá e Parati (ambos na zona sul).

Segundo reportagem publicada hoje (8) no Jornal da Manhã, entre os materiais encontrados estão: madeiras, galhos, móveis, plástico, papelão, pneus e restos de construção civil.

De acordo coma Cetesb, os espaços nos referidos bairros recebem os materiais de moradores do entorno, gerando acúmulo de água parada, favorecendo, com isso a procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O detalhe é que, além do descarte irregular trazer danos ambientais, a cidade enfrenta epidemia de dengue, com mais de 2 mil casos registrados e quatro mortes em decorrência da doença.

No Parque das Acácias foram encontradas situações de disposição inadequada de resíduos sólidos inertes e da construção civil a céu aberto e diretamente sobre o solo, causando poluição ambiental, e não atendimento às exigências técnicas do auto de infração imposição de penalidade de advertência.

No Jardim Guarujá, foram encontrados madeiras, galhos, móveis, plásticos, papelões, pneus e outros materiais, a céu aberto e diretamente sobre o solo, causando poluição ambiental.

E no bairro Parati, foram constatadas as seguintes irregularidades: disposição inadequada de resíduos sólidos (resíduos da construção civil), a céu aberto e diretamente sobre o solo, causando poluição ambiental, e não ter atendido às exigências técnicas.

A Prefeitura de Marília garantiu que “já está tomando providências para realizar a limpeza dos três pontos afetados por resíduos descartados irregularmente” e destacou ainda que “realiza manutenção periódica nas áreas das ruas Álvaro Feijão, no Parque das Acácias e Cecílio Rocha, no Jardim Guarujá, e por isso vai recorrer contra a autuação”.

No bairro Parati, A Administração Municipal informa que o terreno onde se encontra o acúmulo do resíduos é particular e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já acionou o proprietário para a realização da limpeza.

Abra o olho cidadão: quem paga a conta é você!

*Fonte: Jornal da Manhã.

*Imagem meramente ilustrativa (reprodução JM).

Comentários

Mais vistos