Notícias

Busca

MATRA

CGU: Portal informa sobre a destinação de mais de R$ 6 trilhões

06 de novembro de 2009 - 00:00

O cidadão brasileiro tem à disposição, por meio da internet, dados sobre o uso que o poder público dá a mais de R$ 6 trilhões em recursos do Governo Federal, verbas que têm origem principalmente no recolhimento de impostos. As informações estão no Portal da Transparência, o www.portaldatransparencia.gov.br, que nesta semana recebeu nova carga de informações.

Com a inclusão mais recente de dados, o Portal, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), acumula o total de 868.487.530 registros sobre 5.626 ações governamentais, conseqüência de 536 programas oficiais. Há informações inclusive sobre os favorecidos pelos créditos, 24,487 milhões de pessoas jurídicas e físicas, entre os quais os beneficiários dos programas sociais.

O Portal da Transparência do Governo Brasileiro é hoje referência internacional e conquistou reconhecimento por meio de premiações, inclusive das Nações Unidas. Desde novembro de 2004, esse meio de comunicação busca facilitar e incentivar o controle social. Qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, pode acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

No último mês, outubro, dois meses antes de completar cinco anos, o Portal da Transparência alcançou 181 mil visitas, recorde mensal. Como o internauta navega em busca das informações, chegou a 2,2 milhões o total de acessos às diversas páginas do sítio eletrônico, número também inédito desde que o serviço está na internet. Desde a criação, o total de visitas é superior aos 3,9 milhões.


Fonte: Agência Brasil

 

Comentários

Mais vistos