Notícias

Busca

MATRA

CGU promove seminário para discutir o controle social

14 de setembro de 2009 - 00:00

Entre os dias 25 a 27 de setembro, cidadãos de todo o país interessados na ampliação e no acompanhamento do controle das políticas públicas estarão em Brasília para compartilhar experiências, boas práticas e debater sobre os limites e possibilidades do exercício do controle social no Brasil. Esse é o objetivo do I Seminário Nacional de Controle Social, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolvida em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil, e com o apoio do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), da Associação dos Amigos de Ribeirão Bonito (Amarribo) e da Avante – Mobilização e Educação Social.

Durante os três dias de Seminário, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações de diversos especialistas e cidadãos que vivem o dia-a-dia do controle social no Brasil e dão a sua contribuição para que os recursos públicos sejam empregados com mais legalidade, efetividade e transparência. As palestras abordarão temas como democracia, participação, papel da mídia, orçamento, gastos públicos, políticas públicas, além de relatos de diversas experiências bem-sucedidas na área conselhos e organizações da sociedade civil. “A intenção é mostrar que o acompanhamento e controle da gestão pública pela sociedade são possíveis, destacando as diferentes formas com que os diversos atores podem contribuir”, explica o gerente da Diretoria de Prevenção da Corrupção da CGU, Fábio Félix Cunha da Silva.

Diante da grande procura, as vagas para inscrição no Seminário se esgotaram antes do prazo previsto. Contudo, ainda é possível inscrever-se na lista de espera, disponível na página do evento na Internet. “A rápida e intensa procura para a participação no Seminário surpreendeu-nos, o que demonstra o interesse que a sociedade tem pelo tema”, avalia o gerente Fábio Félix. Após o Seminário, a CGU pretende publicar registro das palestras e debates realizados no evento, para divulgar as boas práticas apresentadas e as possibilidades de ampliação do controle social. Todos aqueles que se inscreveram no evento, inclusive os que estão na lista de espera, receberão os arquivos com os registros do Seminário.

Fonte: CGU

Comentários

Mais vistos