Notícias

Busca

MATRA

Cidadania: MATRA e o aperfeiçoamento do processo eleitoral

26 de novembro de 2012 - 10:45

O voto é uma conquista dos cidadãos, pois por meio do sufrágio é possível decidir o futuro de sua cidade, estado e país. No âmbito municipal, em apenas poucos minutos o eleitor decide como serão aplicados os recursos públicos, a gestão da coisa pública, a realização de obras e a elaboração de políticas públicas. Ou seja, a escolha do governante afeta diretamente a vida de cada um. No dia-a-dia da cidade os governantes municipais são mais importantes que o presidente e o governador, por exemplo.

Diante da importância da escolha de administradores públicos probos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a MATRA – Marília Transparente fizeram extensivas campanhas em favor do voto limpo e consciente durante todo o período eleitoral. Tanto o órgão quanto a entidade divulgaram mensagens enfatizando a importância da prática do voto e a necessidade de jamais vendê-lo.

Assim, eleitores foram às urnas externar sua escolha por um candidato. Mas, infelizmente, após investigações realizadas pela Polícia Federal (PF), foi constatado que alguns candidatos infringiram a lei eleitoral. Isto significa que uma pequena parcela dos eleitores marilienses, que ignoraram os princípios legais em troca de algum benefício, abririam mão de uma escolha consciente de um candidato.

Nas últimas semanas, a PF tem investigado candidatos que cometeram tal ilicitude e ouvido testemunhas. O Ministério Público Eleitoral também analisa os casos para posteriormente tomar medidas sustentadas em base legal. Até o dia 18 de dezembro, quando os candidatos eleitos deverão ser diplomados, as questões políticas que estão pendentes deverão ser resolvidas. Como não se sabe quais serão as decisões dos processos, a MATRA acompanha os fatos com muita atenção.

Para a entidade, o momento político vivenciado na cidade, embora traumático, pode ser visto como um aperfeiçoamento do processo eleitoral e, consequentemente, aprimoramento da democracia. Se mesmo com campanhas sobre as consequências do voto, ainda existem aqueles que preferem vender seu direito de cidadão, espera-se que em vista da incerteza política os eleitores possam refletir sobre a necessidade de se combater a fraude eleitoral e denunciar os abusos cometidos por candidatos.

Além disso, é de extrema importância que os cidadãos tomem ciência das decisões judiciais e políticas, acompanhem as sessões camarárias, frequentem audiências públicas e dialoguem com o poder público. Assim, está se exercendo o controle social.

Desta mesma forma, a MATRA, dentro dos seus objetivos, continuará no seu trabalho educativo, o qual visa o aperfeiçoamento do controle social em consequência e aprimoramento da democracia em nossa cidade.

 

 

Comentários

Mais vistos