Notícias

Busca

MATRA

Cidadão mariliense, essa conversa é com você

23 de dezembro de 2013 - 13:20

Que a corrupção produz frutos amargos, isso todo mundo já sabe. Mas então, o que é possível fazer para mudar essa situação? A resposta é muito simples: fiscalizar. Esse não é dever apenas da MATRA – Marília Transparente. É preciso que cada um também faça a sua parte.

Mas você pode alegar que é muito difícil analisar as finanças públicas, que não há meios de saber sobre todas as licitações, que não é possível acompanhar de perto a vida pública. Realmente essas ações são complicadas para a maioria da população. Porém, existe uma série de ações que você, cidadão, pode fazer!

Primeiro é preciso acessar o site da Prefeitura, da Câmara e autarquias. Em cada um há o portal da transparência. Por meio dessa ferramenta, é possível conhecer o balanço financeiro, relação de cargos e salários, informações sobre o setor pessoal, etc.

Também é muito importante acompanhar o Diário Oficial do Município e os Projetos de Lei enviados à Câmara pela Prefeitura e também os sugeridos pelos vereadores, pois tratam de proposituras que afetam diretamente o dia-a-dia da cidade.

E o que fazer quando o Poder Público realiza ações que prejudicam o cidadão? Novamente a resposta é simples: se insurgir! Isso não significa vandalismo, mas sim exercer o direito da indignação. A Constituição Federal assegura que o cidadão pode se expressar. De maneira ordeira e pacífica, é possível o cidadão fazer passeatas, escrever cartazes e gritar palavras de ordem para ser ouvido.

Também é garantida a participação popular durante as sessões camarárias. Lá, o cidadão não pode se manifestar com palavras para não atrapalhar o trabalho Legislativo, mas pode fazer cartazes para mostrar o que pensa. E ninguém pode puni-lo por isso. Mas caso não seja possível comparecer à sessão, a TV Câmara transmite ao vivo em canal fechado e pela internet.

É necessário que o cidadão se faça ouvido, que os administradores públicos entendam as necessidades da população e apliquem corretamente o dinheiro público. E isso só pode ser feito por você mesmo. Não espere que apenas as associações, entidades e sindicatos defendam os seus interesses. É preciso agir também. É nesse sentido que a MATRA realiza seus trabalhos.

De maneira séria e bem fundamentada propõe ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferta soluções para os diversos problemas da cidade, fiscaliza, denuncia e promove ações no sentido de despertar o interesse político nos cidadãos. A entidade não é contra pessoas, mas, sim, a favor de princípios, por isso pede que a população, juntando-se à MATRA, lute contra a corrupção em Marília.

Não se conforme com a corrupção, não aceite o “rouba, mas faz”. Lembre-se de que essa cidade tem dono: você!

Comentários

Mais vistos