Notícias

Busca

MATRA

Cidade tem até o fim do ano para despoluir rio do Peixe

08 de junho de 2010 - 00:00

Esgoto despejado in natura é o principal fator de poluição do Rio Peixe, que abastece Marília. Com deficiência histórica na coleta e reutilização das águas poluídas, Marília é um dos poucos municípios dos 26 banhados pela bacia do Peixe e Aguapeí que ainda não realiza tratamento do esgoto. Segudo Rafael Carrion, técnico do DAEE (Departamente de Água e Energia Elétrica), todos municípios têm que desenvolver plano de tratamento de esgoto até o fim do ano. Projeto tem de ser realizado pelo município e verba será liberada pela União.

“A cidade de Tupã recebeu aproximadamente R$ 25 milhões para implantar rede de esgostos na cidade pois eles já tinham um plano. Marília ainda não o fez”, comenta. Em expedição realizada no ano de 2006, ficou constatado que os três maiores problemas das cidades situadas em cima desta bacia são o assoreamento do solo e desmatamento da mata ciliar.

Suraya Modaelli, secretária executiva adjunta do DAEE, a qualidade do solo da região contribui para o assoreamento. “A ausência da mata ciliar desgasta o solo que, quando chove, acaba arrastado para o rio, causando bancos de areia e prejudicando a vegetação natural”, explica.
 

Fonte: Jornal Diário de Marília

Comentários

Mais vistos