Notícias

Busca

MATRA

Cidades Sustentáveis em discussão na IX edição da Roda de Diálogo

01 de setembro de 2009 - 00:00

O quanto pode a sociedade civil organizada contribuir para o desenvolvimento das suas cidades? Qual o papel de cada cidadão na implementação e fiscalização das políticas públicas que afetam a sociedade como um todo? Esses são os questionamentos que devem permear as discussões da IX Roda de Diálogo do Projeto Ascender, que acontece gratuitamente no próximo dia 15 de Setembro, às 16h00, no auditório do Shopping Iguatemi Salvador, com o tema “Cidades Sustentáveis”. 

 Para esta edição, o Instituto IRIS convidou como palestrantes Fábio Oliva, premiado jornalista investigativo e fundador da Associação dos Amigos de Januária (ASAJAN), criada em 2004, em referência à sua cidade-natal Januária – MG, que de 2004 até hoje já teve 7 prefeitos, a maioria afastados por desvios e apropriação de recursos públicos, sendo que o atual prefeito já responde a processo de Impeachment em curso no Câmara Municipal.  Uma das reportagens de Oliva sobre a corrupção em Januária, veiculada em 2007, esteve entre as cinco selecionadas para representar o Brasil no Prêmio Ipys de  Jornalismo Investigativo, conferido pelo Instituto Prensa y Sociedad, (Lima-Perú) e a Transparência Internacional para a América Latina e o Caribe (TILAC).

  

Além de Fábio, participará também como palestrante a Presidente do Movimento Ação Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, que fundou a organização junto com um grupo de pessoas que compartilhavam o sentimento de que deveriam contribuir de alguma forma com a cidade e faziam oposição ao atual modelo de desenvolvimento econômico proposto pelo Governo, sem que antes o território seja consultado. Inspirado no movimento Nossa São Paulo, Ilhéus foi a terceira cidade no Brasil a ter na sua Lei Orgânica o PROGRAMA DE METAS, fortalecendo o Poder Público constituído e resultando em maior participação popular.

  

A mediação do debate ficará a cargo da experiente Jornalista Suzana Varjão, mestre em comunicação e cultura pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Uma das Fundadoras do Movimento Estado de Paz, Suzana integra o grupo gestor do Fórum Comunitário de Combate à Violência, é membro da Rede de Lideranças Sociais da Fundação AVINA, e é representante da rede Desarma Brasil, que representa 49 ONGs em todo o país. Suzana recebeu 27 prêmios de reportagem ao longo de sua carreira, a maioria pela defesa dos direitos humanos.

  

O Projeto Ascender, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS, e tem por objetivo o fomento às práticas de Responsabilidade Social Empresarial, e as Rodas de Diálogo, especificamente, visam colocar o tema em debate.

 

 Informações e Inscrições:

 

eunice@institutoiris.org.br 

(71) 3350-5337 

 

Imprensa: 

marcel@institutoiris.org.br

 

(71) 3350-5337/ (71) 9153-3942

 

 

Fonte: Amarribo

Comentários

Mais vistos