Notícias

Busca

MATRA

Ciesp realizará seminário sobre resíduos sólidos em Marília

11 de maio de 2011 - 09:30

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Marília promoverá na próxima terça-feira, das 14h às 18h, o seminário “Resíduos Sólidos – As Responsabilidades de Cada Setor”. O objetivo do evento é discutir a lei do tratamento dos resíduos sólidos, aprovada em 2010 pelo governo federal e que entrará em vigor a partir do segundo semestre de 2012.

De acordo com a nova lei, serão estabelecidas regras fixas para o descarte de produtos como eletroeletrônicos; remédios; embalagens; resíduos e embalagens de óleos lubrificantes; e lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista. A partir do ano que vem, começará a ser introduzida no Brasil a instalação da logística reversa, que define que todos os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos têm responsabilidade compartilhada na correta destinação do produto adquirido. Sua implementação vai garantir o aumento do percentual de reciclagem no Brasil. Atualmente, o País recicla pouco. Um percentual de resíduos secos que podia atingir a casa dos 30%, não passa hoje de cerca de 13%.

A ideia central é que a vida útil do produto não termina após ser consumido, mas volta a seu ciclo de vida, para reaproveitamento, ou para uma destinação ambientalmente adequada. Outro caminho que vai garantir ao Brasil o aumento da reciclagem é o da coleta seletiva. Além de significar uma economia anual aos cofres da União da ordem de R$ 8 bilhões, o aumento da reciclagem também vai evitar que esses resíduos cheguem aos aterros sanitários.

Na última quinta-feira, foram instalados cinco grupos de trabalho, formados por todos os atores envolvidos dentro da cadeia de responsabilidade compartilhada, para implementar este tipo de logística.

Os grupos de trabalho serão responsáveis por definir, por exemplo, como será custeado todo o processo e quem vai arcar com ele. A segunda etapa será a elaboração de um estudo de viabilidade técnica-econômica para as cadeias e depois a definição de subsídios para elaboração de um edital onde o governo federal convoca um acordo setorial para cada uma das cadeias. Atualmente quatro setores já implementam a logística reversa: agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus e óleos lubrificantes.

(VM, com informações da Secom)

Comentários

Mais vistos