Notícias

Busca

MATRA

Cinco cidades elegeram novos prefeitos neste domingo

03 de junho de 2013 - 11:46

Eleitores de cinco municípios de três estados voltaram às urnas neste domingo para escolher novamente seus prefeitos. Em São Paulo, as cidades de Cananéia e General Salgado realizaram novo pleito. Em Pernambuco, as eleições ocorreram em Primavera e Santa Maria da Boa Vista e, no Piauí, aconteceram na cidade de Simões. Eleitos em outubro do ano passado, os mandatários desses locais tiveram a candidatura impugnada por força da Lei da Ficha Limpa ou foram cassados por abuso do poder econômico e compra de votos.

Na cidade de Primavera, Severina Moura Batista Peixoto, a “Naza Pão com Ovo” (PRTB), foi eleita a nova prefeita. A votação no município, que fica na Zona da Mata Sul pernambucana, a 60 quilômetros do Recife, ocorreu com a prisão de um homem que foi flagrado fazendo transporte irregular de eleitores. A candidata do PRTB obteve 4.226 votos. Já em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, a candidata Eliane Costa (PSL) venceu com 11.426 do total de 21.535 votos. Em Simões, Dogizete Pereira (DEM) foi eleito com 4.720 votos (59.12% dos válidos.

Em São Paulo, o candidato Pedro Ferreira Dias Filho, o Pedrinho (PV), derrotou outros dois concorrentes e foi eleito, com mais de 3 mil dos votos válidos, na cidade de Cananéia. O prefeito eleito anteriormente, Adriano Cesar Dias (PSDB), teve o mandato cassado por responder a processo administrativo que levou à sua demissão do serviço público. Em General Salgado, Leandro Rogério de Oliveira (PR) ganhou com 2.943 votos.

As novas eleições acarretam gastos adicionais e, desde o ano passado, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização dos pleitos para escolha dos chefes do Executivo municipal. Se somados todos os processos ajuizados até agora, a quantia indenizatória supera o valor de R$ 2,7 milhões em 88 cidades de 20 estados.

Fonte: O Globo

Comentários

Mais vistos