Notícias

Busca

MATRA

CNBB pede a Dilma fidelidade no cumprimento das promessas

01 de novembro de 2010 - 00:00

Em nota oficial, divulgada nesta segunda-feira (1º), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) pela vitória e pediu à ex-ministra “fidelidade no cumprimento das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral”. Entre as promessas, os bispos católicos esperam que a petista atenda ao compromisso, firmado em carta, de não legalizar o aborto. 

“Passadas as eleições, o compromisso de todos é unir os esforços na construção de um Brasil com paz, justiça social e vida plena para todos. Pesa sobre os ombros de cada um dos eleitos a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança, não só de seus eleitores, mas de toda a Nação brasileira”, diz a nota.

O aborto foi uma das principais polêmicas do segundo turno das eleições presidenciais neste ano. Durante a campanha eleitoral, alguns bispos da Igreja Católica e lideranças evangélicas se posicionaram contra a candidatura de Dilma, por considerar a petista favorável à descriminalização do aborto.

A polêmica tomou proporções maiores com o posicionamento do bispo de Guarulhos (SP), dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que orientou padres de sua cidade a pregarem nas missas o voto contra a petista. Para minimizar o impacto eleitoral, durante o segundo turno, Dilma divulgou uma carta à sociedade, em que negava ser favorável ao aborto.

Na nota divulgada hoje pela CNBB, os bispos católicos afirmam ainda que "cabe, agora, a todos nós, brasileiros e brasileiras, a irrenunciável tarefa de acompanhar os eleitos no exercício de seu mandato, a fim de que não se percam nos caminhos do poder de que foram revestidos". A nota é assinada pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice-presidente da conferência, Dom Luiz Soares Vieira, e pelo secretário-geral, Dom Dimas Lara Barbosa.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários

Mais vistos