Notícias

Busca

MATRA

Coleta de assinaturas em Marília para o projeto "Ficha Limpa" começa neste sábado. MATRA participa

04 de março de 2010 - 00:00

A MATRA – Marília Transparente – está participando da campanha de coleta, na cidade, de assinaturas de apoio ao projeto de iniciativa popular “Ficha Limpa”, que veta a candidatura dos políticos com condenação na Justiça. A mobilização começa neste sábado (06/03), a partir das 8h00, na praça localizada na esquina das ruas 9 de Julho com a Tancredo Neves (em frente a Galeria Atenas). O projeto é coordenado pelo COMSUL (Conselho de Associações de Moradores da Zona Sul), Grêmio Recreativo “Guerreiros do Tigrão”, além de outras 15 entidades, incluindo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias. De acordo com os organizadores da campanha, a coleta de assinaturas em Marília vai prosseguir durante a semana seguinte, nos dias 8, 10, 12 e 13 de março, das 8h00 às 18h00, no mesmo local. O objetivo é mostrar à população sobre a importância do voto consciente. As assinaturas serão entregues à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Com a nova legislação, a sociedade espera que políticos corruptos– e condenados pela justiça em primeira instância — sejam eliminados da vida pública.

 
O projeto, com a força de mais de um milhão e meio de assinaturas e coordenado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), foi entregue à Câmara dos Deputados em 29 de setembro do ano passado. Os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados concordam que é preciso votar o texto antes das eleições.
 
                                               Certidão Criminal
 
Mesmo antes da aprovação do projeto “Ficha Limpa”, na prática já houve o primeiro passo para que isso ocorra. Nesta semana, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovaram a exigência da apresentação de certidão criminal no registro de candidatos para as eleições deste ano.
 
De acordo com a resolução, a fichas criminais dos candidatos deverão ser disponibilizadas na página do TSE na internet para a consulta dos eleitores. De acordo com a decisão, se o candidato responder por crimes na Justiça, será obrigado a fornecer documentos que detalhem a situação específica de cada processo existente.
 
Abaixo, o cartaz da campanha que tem a participação da MATRA:
 

Comentários

Mais vistos