Notícias

Busca

MATRA

Comus aponta ‘filas gigantescas’ e ‘caos’ na Saúde de Marília

31 de março de 2023 - 14:49

O Conselho Municipal de Saúde (Comus), por meio da Comissão de Orçamento e Finanças, publicou no Diário Oficial do Município (Domm) desta sexta-feira (21), uma série de recomendações após realização da reunião de Prestações de Contas do 3º Quadrimestre de 2022.

A publicação elenca 14 itens de orientações que o Município deve executar. Dentre eles, a solicitação com urgência para que se amplie o número de consultas nas Unidades de Saúde do Programa de Estratégia de Saúde da Família, com o objetivo de melhorar o atendimento para os usuários.

Conforme publicação do site Marília Notícia, o Comus ainda pede que seja contratado um número expressivo de consultas de especialidades através de chamamento público para zerar “as filas gigantescas represadas”, principalmente nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Oftalmologia, Reumatologia, Ginecologia, Pediatria, Odontologia, entre outras.

Ainda é mencionado no documento que a Saúde Pública de Marília está um “caos” e o Conselho pede medidas para reverter a situação. Solicitam também a regularização urgente no fornecimento de medicamentos, alimentos nutricionais, fraldas e materiais de enfermagem em tempo hábil.

O texto requisita uma maior autonomia à Secretaria Municipal da Saúde, bem como a nomeação com urgência do novo secretário da pasta, “atentando para que o mesmo não tenha nenhum vínculo com prestadores de serviços, evitando conflitos de interesse”.

Os conselheiros recomendam ainda que o Executivo cumpra todo o contrato de estrutura relacionado ao chamamento do Pronto Atendimento da zona Sul. Segundo consta, haveria falta de equipamentos relacionados à parte elétrica que estariam causando problemas no atendimento por oscilação e queda de energia.

De acordo com resoluções publicadas pela Prefeitura, o papel do Comus é de avaliar e deliberar sobre contratos, consórcios e convênios, bem como acompanhar e controlar a atuação do setor privado credenciado na área da Saúde.

 

*Fonte: Marília Notícia.

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos