Notícias

Busca

MATRA

Conferência discute medidas para melhorar infraestutura municipal

09 de maio de 2013 - 10:46

Com grande expectativa de público, acontece nesta quinta- -feira a Conferência Municipal da Cidade de Marília. O evento, em sua quinta edição, será no auditório da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), às 19h. O tema deste ano é “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já”.

A conferência atende à convocação do Ministério das Cidades para um debate entre a população de temas ligados à Política e Sistema Municipal de Desenvolvimento Urbano. Aqueles que participarem da reunião, poderão definir as propostas de Marília para o encontro estadual, marcado para julho.

Os temas estão ligados ao abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta e destinação do lixo, lei de zoneamento, desdobro, verticalização, transporte público, malha viária, calçadas, desfavelamento e Plano Diretor.

Nas últimas semanas, no Centro Cultural “Ezequiel Bambini”, foram realizadas as reuniões preparatórias, quando os marilienses presentes apresentaram no total 151 propostas visando a definição da pauta da conferência de hoje.

“As propostas apresentadas foram avaliadas tecnicamente. As consideradas viáveis por uma comissão serão apresentadas quinta-feira. Haverá também sugestões de secretários municipais ligados aos temas. Em seguida, definiremos as propostas de Marília para a convenção estadual”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Valdemir Pimentel, presidente da comissão organizadora.

Ainda nesta quinta-feira, serão definidos os delegados que irão representar Marília na conferência estadual. A 5ª Conferência Municipal da Cidade tem organização da Prefeitura, Câmara Municipal, Daem(Departamento de Água e Esgoto de Marília), Conselho Municipal de Habitação e Política urbana além da Edmurb(Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano).

Educação vai fazer encontro para definir metas no dia 24

A Secretaria Municipal da Educação continua organizando a conferência marcada para o dia 24 de maio, às 8h, na Unimar (Universidade de Marília). Trata- -se de uma exigência do Governo Federal, para definir propostas do município para o Plano Nacional da Educação, em nível de ensino público e particular.

A proposta de Marília será apresentada na fase intermunicipal, prevista para Bauru. Depois, serão realizadas as fases estadual e nacional. “Esperamos o comparecimento da população. O tema precisa ser priorizado por todos”, explicou a secretária Fabiana Cruvinel.

No dia 24, na abertura do evento haverá palestra pela professora Conceição Aparecida Fornasari, pesquisadora e membro do Fórum Estadual da Educação. Já no período da tarde, será realizado o debate por diferentes grupos de temas mediados por educadores selecionados pela comissão organizadora.

No total, haverá a discussão sobre o Plano Nacional e o Sistema Nacional de Educação; educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho além do financiamento da educação.

Fonte: Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos