Notícias

Busca

MATRA

Conferência Municipal de Saúde define propostas para Marília

02 de junho de 2015 - 10:49

No último final de semana (29 e 30) ocorreu no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília) a IX Conferência Municipal da Saúde. Na sexta-feira houve abertura do evento e no sábado foram discutidos temas para a definição das propostas para a área da saúde em Marília. Participaram das discussões o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) e secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Stênio José Correia Miranda, o secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, o Diretor Regional de Saúde, Luis Carlos de Paula e Silva, o reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, o vereador Silvio Harada e a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Virgínia Maria Pradella Balloni.

A Conferência foi dividida em oito eixos temáticos: Direito à Saúde e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Das 135 propostas, 104 tiveram destaques (mudança da proposta inicial seja por supressão, fusão ou nova redação), sendo totalizadas 75 propostas finais. As ideias discutidas foram:

  • Plano de cargos e carreiras para os servidores municipais com ênfase nas particularidades dos servidores da área da saúde.
  • Coleta seletiva de lixo reciclável e construção de eco pontos para descarte.
  • Abertura do PA SUL 24horas.
  • Fiscalização e monitoramento da execução das obras nas unidades novas ou reformadas.
  • Capacitação dos profissionais da saúde e da população através da educação continuada visando a orientação do uso indiscriminado de medicação e do alto índice de pedidos de exames.
  • Construção e ampliação do programa de combate a álcool e drogas.
  • Solicitar que a forma de pagamento do FIES seja feita através de prestação de serviço no SUS.

Depois das discussões foram eleitos 12 delegados usuários, seis gestores e prestadores de serviço e seis delegados trabalhadores da área da saúde. Os representantes poderão participar da Conferência Estadual a ser realizada em breve em São Paulo.

(Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura)

Comentários

Mais vistos