Notícias

Busca

MATRA

Congresso cria CPMI para investigar o MST

21 de outubro de 2009 - 00:00

Foi lido nesta manhã em sessão do Congresso o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os repasses de recursos públicos para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com a Secretaria da Mesa do Congresso, os parlamentares têm até a meia-noite de hoje para retirar ou acrescentar assinaturas. O pedido de criação da CPMI – apresentado pelo deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e pela a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) – foi assinado por 188 deputados e 35 senadores.

Na mesma sessão foi arquivado o último pedido de criação de CPI para investigar o MST, lido em setembro, mas que foi inviabilizado pela retirada de assinaturas. O novo pedido de criação da CPMI ganhou força depois que o MST invadiu uma fazenda produtiva do interior de São Paulo no início do mês.

Cerca de 250 famílias ocuparam a fazenda da empresa Cutrale, perto de Lençóis Paulista, com o objetivo de forçar o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) a acelerar a reforma agrária na região. Os manifestantes destruíram milhares de pés de laranja da fazenda.

Créditos

Após a leitura do requerimento, os parlamentares iniciaram a análise de créditos suplementares, mas o líder do governo junto à Comissão de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), pediu o adiamento das votações para a elaboração de um acordo com o cronograma de votação das modificações pretendidas pelo governo no orçamento de 2009.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deve participar da reunião de hoje da Comissão de Orçamento e os deputados esperam montar com ele um cronograma com as prioridades.

Fonte: Agência Câmara

Comentários

Mais vistos