Notícias

Busca

MATRA
Agenda dos Conselhos

Conselho realiza o 1º Festival de Acessibilidade

21 de setembro de 2022 - 08:26

Nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal Da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realiza o 1º Festival de Acessibilidade, que contará com diversas atrações e apresentações de pessoas com deficiência, visando combater o capacitismo (discriminação ou preconceito contra pessoas com alguma deficiência) e incentivar a acessibilidade.

O evento, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de diversas entidades e associações ligadas à pessoa com deficiência, além de empresas privadas.

O Festival será realizado a partir das 19h no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, na avenida Rio Branco, 51. A entrada será 1 kg de alimento não perecível ou produtos de higiene que serão doados para pessoas carentes por meio do Fundo Social de Solidariedade.

“Esse Festival tem uma missão importantíssima, que é a de mostrar que as pessoas com deficiências física ou intelectual têm a capacidade de exercer atividades como qualquer pessoa não deficiente. Todos temos capacidade e limitações, sejamos deficientes ou não. Venham prestigiar o evento e incentivar nossos artistas”, disse Célia Castro, presidente do CMDPD, em entrevista publicada no site Marília Notícia.

“Quero parabenizar o CMDPD, entidades e associações que junto à equipe da Secretaria de Direitos Humanos abraçaram essa ideia, que certamente vai mostrar potenciais da pessoa com deficiência, e enfatizar diversas ações que são realizadas pela administração municipal e entidades parceiras em prol da acessibilidade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.

O prefeito Daniel Alonso (PL) também cumprimentou todos os envolvidos pela realização do evento, que certamente contribuirá na implementação de mais políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência, e consequentemente a qualidade de vida digna a todos, indistintamente.

Os apoiadores do festival são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – alunos, professores e direção; Associação dos Ostomizados de Marília e Região (Aomar), Federação Paulista de Ostomizados e Incontinentes (Feposti), Associação dos Deficientes Visuais de Marília (Adevimari), Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência (AADEF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Canábica Maria Flor, Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Associação Down entre Amigos, Lei Aldir Blanc, Instituto AME – Instituto de Apoio a Mães de Especiais, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Coca-Cola Femsa, Diretoria de Ensino – região de Marília, Infiniti Bits – Cursos de Trabalhos em 3D, Educativa FM Marília, Primeira Igreja Batista de Marília, Apeoesp, Autonominas, Conselho da Cultura, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura.

*Fonte: Marília Notícia
**Imagem meramente ilustrativa

Comentários

Mais vistos